Desmantelados dois matadouros clandestinos de borregos no Marco de Canaveses e em Vila Pouca de Aguiar

SEGURANÇA ALIMENTAR. Na ocasião foram constituídos arguidos três indivíduos que focaram sujeitos a Termo de Identidade e residência (TIR).

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou dois matadouros clandestinos de borregos, nos concelhos do Marco de Canaveses e de Vila Pouca de Aguiar. Na operação que foi levada a cabo depois de os locais suspeitos terem estado sob vigilância, foram apreendidas 15 carcaças de borrego, 15 peles e prova diversa.

No decurso da ação foram intercetadas três viaturas que se encontravam a sair dos locais suspeitos, tendo sido constatado o transporte de carcaças de borregos. A apreensão levou os inspetores aos locais de exploração de animais, “onde foram detetados vários vestígios da prática de abate de animais fora dos locais legalmente autorizados”.

Da ação resultou a instauração de dois processos-crime por abate clandestino, tendo sido apreendidas 15 carcaças de borrego, 15 peles, diversa prova documental bem como diversos utensílios de corte utilizados para a prática ilícita, tudo num valor global de 1.610,00 euros.

Após análise realizada por perito nomeado pelo Ministério Público, “as carcaças foram classificadas como subprodutos de categoria M2 [produtos de origem animal declarados não aptos para consumo humano], tendo-se procedido ao seu reencaminhamento em conformidade”, explica a ASAE.

Na sequencia das duas inspeções, segundo a ASAE, “resultaram no desmantelamento de dois locais onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (borregos) bem como sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”.

António Orlando

Next Post

Criança morre em acidente rodoviário

Dom Abr 9 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.