POLÉMICA. Hugo Gonçalves, Tricampeão Nacional de Trail Ultra Endurance, não foi convocado para representar a seleção nacional no próximo campeonato do mundo agendado para junho na Áustria. Em causa está a não presença do atleta no estágio cuja data coincide com o dia do batizado do afilhado de Hugo Gonçalves que decorrerá em França.

O atleta do Marco de Canaveses explica que foi excluído da convocatória “por não conseguir estar presente na totalidade do estágio que se vai realizar na Áustria”, refere Hugo Gonçalves.
Segundo o tricampeão de Trail Ultra Endurance “existiam duas datas prováveis” para a realização do estágio, “e na semana passada, ainda sem saber qual das duas datas iriam ser escolhidas, informei o Selecionador Nacional que no fim de semana de 20/21 de maio tinha a comunhão do meu afilhado a realizar-se em França, pois sou o padrinho de batismo”, descreve Hugo Gonçalves.
O certo é que a data escolhida para o referido estágio foi mesmo o fim de semana 20 e 21 de maio, e “um dos critérios de seleção é participar no estágio”, admite Hugo Gonçalves que ainda propôs ao selecionador “um plano alternativo” em que só faltava a um dos dias do estágio. “Não foi aceite. O selecionador disse que compreendia a situação, mas que não na opinião dele [o batizado] não é um motivo válido. Sei que os critérios são para serem cumpridos, mas será que o simples facto de não estar um dia no estágio pelos motivos apresentados e depois de tentar solucionar a presença no mesmo, são justificados com a não convocatória para o Campeonato do Mundo ?”, interroga.

Dizendo-se “profundamente triste e injustiçado” por não poder dar o seu contributo a Portugal, Hugo Gonçalves garantiu que “nunca estive tão focado e em forma como neste momento, trabalhei arduamente para chegar até aqui, não sou profissional da modalidade, mas dedico-me como se fosse, e para isso retiro muito tempo às minhas filhas para conseguir estar ao mais alto nível, para conseguir representar todos os que amam a modalidade de Trail e representar Portugal”, desabafa Hugo Gonçalves.
O TTV não conseguiu chegar à fala com o selecionador nacional, José Carlos Santos.
O Campeonato Mundial de Mountain and Trail Running será realizado em Innsbruck-Stubai de 6 a 10 de junho de 2023, como o evento principal e destaque de um festival de 10 dias começando no primeiro dia do mês. Atletas de todo o mundo vão disputar medalhas em quatro provas diferentes – Vertical, Trail Short, Trail Long, Mountain Classic.
A equipa nacional que reunirá em estágio de preparação nos dias 19, 20 e 21 de maio é composta pelos seguintes atletas masculinos: André Rodrigues; António Almeida; Bruno Silva; Bruno Sousa; Carlos Ferreira; Dário Moitoso; Nelson Santos; Paulo Mesquita; Pedro Barros; Roberto Baião e Tiago Vieira.
A equipa feminina é composta pelas atletas: Ana Oliveira; Beatriz Alves; Cristina Arreiol; Ercília Machado; Inês João; Marisa Vieira; Nádia Casteleiro; Paula Barbosa; Sofia Roquete, Susana Echeverría e Vera Bernardo.