Amarante promove Conferência de Educação para discutir flexibilidade e autonomia curricular

ESCOLA. Câmara de Amarante promove primeira edição da Conferência de Educação. Iniciativa decorre, de 4 e 6 de maio, sob o tema “Inquietar: o cerne da educação”.

Liderar o processo de reflexão dos modelos de ensino com foco no interesse do aluno e discutir o impacto da relação entre conhecimento, valores, família e a escola são as premissas deste encontro dirigido a professores, diretores de escolas e outros profissionais da educação.

Dia 4, a partir das 10h00, o auditório do Instituto Empresarial do Tâmega recebe o Seminário “Práticas Inclusivas”, organizado pelo Eixo da Empregabilidade e pelo Eixo da Educação, da Rede Social de Amarante. Ao longo do dia vai falar-se de “Educação e Inclusão”, “Empregabilidade e Inclusão”, na perspetiva dos trabalhadores e dos empregadores, com o objetivo de ajudar a enfrentar os enormes desafios para a inclusão da comunidade escolar e, posteriormente, das empresas.

Dia 5, a partir das 14h30, a professora no Ensino Superior e Investigadora, especialista em Educação, Joana Cavalcanti, e o mestrado em Bioinformática e doutorado em Neurociência, André Mendonça, falam sobre a “Perspetiva da neurociência sobre as aprendizagens significativa”.

Dias 5 e 6 de maio, no Instituto Empresarial do Tâmega, profissionais de diferentes áreas – sociologia, psicologia, modelos de escolas alternativas – vão abordar competências e metodologias. “Novas Políticas Públicas de Educação” será o primeiro tema em debate com o contributo do Diretor Geral da DGEST – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves; da Pró-Reitora da UTAD – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Carla Amaral; da representante do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação em matéria de Direitos, Maria Emília Santos; e da Professora Catedrática da Nova School of Business and Economics, Ana Balcão Reis.

No sábado, dia 6, e em parceira com a Escola Secundária de Amarante, o professor e entusiasta em micromouse Peter Harrison (EN) participa na Conferência da Educação para falar sobre “Robótica: Oportunidades e Desafios para a Escola do presente”. A crescente abertura do mercado de trabalho para as áreas da tecnologia, informática, programação e robótica é notória tornando estes temas cruciais quando se fala do presente e do futuro da educação. Paralelamente, na Escola Secundária de Amarante, realiza-se, dias 5 e 6, a 8.ª edição do Campeonato de Robótica “Micromouse Portuguese Contest” com equipas do Reino Unido e da República Popular da China, além das participações de jovens de escolas portuguesas e de entusiastas deste tipo de concursos de Robótica Móvel Educativa.

Sobre “Modelos Disruptivos de Educação e a Escola Pública” participam na conferência Casper Rongsted (DK), representante da Nordic School; José Pacheco, fundador da Escola da Ponte; e Pedro Freitas, investigador da área das politicas públicas de educação.

A acompanhar a inauguração, na Antiga Fábrica do Matias, da exposição “Os Enigmas do tio Tom e as Oficinas de Cinema de Animação”, do cineasta Abi Feijó e da professora de Filosofia e vencedora do Global Teacher Prize Portugal em 2021, Elsa Cerqueira, será exibida, no âmbito da conferência, a curta-metragem de João Pinto, “Enquanto houver ovelhas”, onde se vai falar sobre “Flexibilidade Curricular: O contributo da arte na Escola”.

Tendo como ponto de partida a flexibilidade e autonomia curricular prevista nos Diplomas Legais, vão discutir-se, ao longo de três dias, os problemas do sistema e modelos de educação vigentes. Vai-se ainda refletir sobre o superior interesse dos alunos conhecendo modelos de educação alternativos ouvindo peritos de diversas áreas.

Adriano Santos, vereador com o pelouro da Educação

A Conferência da Educação é creditada como ACD – Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Amarante e Baião.

António Orlando

Next Post

Xadrez Escolar do Tâmega tem novos campeões

Seg Mai 1 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.