Celorico transformou antiga primária em Centro Cultural

CULTURA. Em Fermil de Basto a Escola primária foi transformada num Centro Cultural, um espaço polivalente com múltiplas funções, que preserva a traça original do edifício e mantém a memória das funções antigas e das gentes que a frequentaram.

O Centro Cultural de Fermil foi inaugurado no dia 29 de abril, um momento solene que contou com a presença de várias edilidades e da comunidade de Fermil de Basto.

“Esta vila tem finalmente um centro cultural, o centro cultural de Fermil” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, durante a inauguração do espaço. O autarca olha para este Centro Cultural como a jóia de Fermil, que irá restabelecer a identidade cultural que esta vila sempre granjeou.

“Um dia muito especial para a vila de Fermil, este importante conjunto, outrora abandonado, ganha agora novas funções, uma nova vida, uma vida de sucesso, uma pequena joia nesta vila de Fermil de Basto. Em 1952 este edifício foi inaugurada pelo presidente da Câmara, Pinheiro Torres, também natural da freguesia de Canedo, aos longo dos anos passaram por aqui milhares de alunos, centenas de professores e muitas pessoas que exerceram aqui a sua profissão” contextualizou o autarca.

A reabilitação do espaço, no dizer de José Peixoto Lima não era apenas um sonho seu, “era do Sr. Peneda [presidente de junta], que tanto se empenhou, era do Francisco Magalhães que esteve presente desde o primeiro instante em que pensamos na candidatura para o reabilitar, foi de todos aqueles e aquelas que vivem intensamente esta terra, o bairrismo de ser de Fermil”.

Com este Centro Cultural “Fermil volta a viver o dinamismo cultural que sempre o caracterizou onde se destaca, e as várias entidade se associações que o elevam enquanto vila. “ Afirmou-se na cultura em vários domínios, no desporto com o Fermilense, na educação e formação com a criação de uma escola profissional, soube dinamizar um vasto conjunto de resposta sociais através do Centro Social e Paroquial de Molares, tem um Centro Escolar moderno, um posto médico, com horário alargado de funcionamento e um parque de lazer com um potencial enorme para se desenvolver e uma atividade comercial que irá, com o apoio certo, voltar a reerguer-se” profetiza o edil.

Após o descerramento da placa de inauguração, o espaço foi benzido pelo Arcebispo Primaz Emérito de Braga D. Jorge Urtiga.

O Centro Cultural “engrandece Fermil” no entender do Presidente da Freguesia de Veade, Gagos e Molares, José Peneda, “ só podemos estar felizes, satisfeitos e muito agradecidos pelo excelente trabalho desenvolvido e por, a partir de hoje, termos este fantástico espaço à disposição de todos os Fermilenses”.

A inauguração do Centro Cultural de Fermil contou com a Feira de Abril, iniciativa composta por exposições, mercadinho com produtos locais, música, poesia, e muita animação.

António Orlando

Next Post

João Galamba demitiu-se do Governo

Ter Mai 2 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.