Douro Granfondo com 2600 inscritos de 30 nacionalidades

DESPORTO. A “grande prova de ciclismo” amador acontece domingo, na Régua. O Love Tiles Douro Granfondo parte da cidade do Peso da Régua quando forem 9h00 e estende-se aos concelhos de Lamego, Armamar, Tabuaço, Penedono, Vila Nova de Foz Côa e São João da Pesqueira.

Com mais de 2600 inscritos, vai para a estrada no próximo domingo, dia 7, a maior prova de ciclismo para todos que se realiza em Portugal.

A edição deste ano do Love Tiles Douro Granfondo acontece num momento em que a região ostenta as insígnias de Cidade Europeia do Vinho e conta com o apoio do Município do Peso da Régua, que o apresenta como uma “grande prova de ciclismo”.

O espanhol David Bernabeu, que conquistou a Volta a Portugal em 2004, envergará o dorsal n.º 1. Confirmadas estão também as presenças de Óscar Pereiro, vencedor do Tour de France em 2006; e de Markel Irizar, que integrou algumas das mais destacadas equipas do World Tour. Tetra vencedor da Volta a Portugal (1982, 1983, 1985 e 1986), Marco Chagas também alinhará neste passeio cicloturístico – embora com carácter competitivo amador – que levará até à “capital” do Douro Vinhateiro participantes oriundos de 30 nacionalidades.

A organização está a cargo da Bikeservice que preparou três percursos com diferentes distâncias e graus de dificuldade distintos. Assim, quem optar pelo Minofondo percorrerá 57 km, ao passo que os participantes no Mediofondo terão de cumprir uma distância com 102 km, nos quais se incluem os 3000 metros da emblemática e sofrida subida do “Muro do Cadão”. A opção pelo Granfondo, no qual se antecipa uma grande disputa pela vitória final, conduzirá os ciclistas ao longo de 154 km de algumas das estradas deslumbrantes da mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.

Na revista oficial do Love Tiles Douro Granfondo, o Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, escreve que “são eventos com esta identidade (…) que honram os municípios envolvidos nesta organização, dignificam a modalidade e, por consequência, promovem os índices de actividade física e desportiva em Portugal”. O governante diz, ainda, encarar com “grande satisfação a valorização da competição desportiva e também a promoção internacional do nosso território, neste caso, do Douro Vinhateiro”.

ORGANIZAÇÃO

  • Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, actualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.

António Orlando

Next Post

CIMDOURO acusa Governo de falta de verdade na requalificação da linha do Douro

Sex Mai 5 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.