SEGURANÇA. Iniciativa já tinha passado pelos concelhos de Marco de Canaveses e Amarante.
O Auditório de Baião acolheu uma ação de sensibilização sobre segurança, denominada “Acompanharte”, destinada aos idosos do concelho de Baião, no âmbito do “Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança”, da responsabilidade da GNR, e na sequência do projeto “Acompanhar +”, desenvolvido pelo Município de Baião, em parceria com a secção de prevenção criminal e policiamento comunitário da GNR de Amarante.
Neste sentido, foram representadas pelos alunos da Universidade Sénior do Marco de Canaveses duas peças de teatro da sua autoria, “O golpe do Ouro” e “O Grande Amigo”, elucidativas quer de situações de tentativa de enganar os idosos, quer da forma como os seniores devem lidar com esses casos, por forma a se protegerem.
A reitora da Universidade Sénior de Marco de Canaveses, Cármina Bernardes, deu conta da disponibilidade da instituição para colaborar neste género de iniciativa+, frisando a utilidade das ações de sensibilização, como forma de os “ajudar a lidar com situações adversas”, disse.
Precisamente “Conversas com Burlas” foi o tema da sessão de esclarecimento e debate que se realizou de seguida, com o testemunho real de casos em que houve tentativa de burlar os idosos, ficando claras, deste modo, algumas abordagens que podem ser utilizadas pelos burlões, “normalmente bem vestidos e bem-falantes”, como foi sublinhado. Esta ação foi coordenada e apresentada por dois agentes da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Amarante.
No encerramento, os idosos de Baião foram brindados com momentos musicais protagonizados pela Banda Marcial da GNR do Porto. Na ocasião, Luís Alves, Comandante do Destacamento Territorial de Amarante da GNR, deu conta do trabalho desenvolvido pelas autoridades, quer no acompanhamento e combate à solidão, quer na sensibilização da população mais vulnerável, elencando ações levadas a efeito pelos agentes.