Santa Marinha do Zêzere viaja até aos anos 80 ao encontro da Revolução Grisalha

MÚSICA. “Revolução Grisalha” é o nome do novo festival que vai decorrer no centro cívico de Santa Marinha do Zêzere, em Baião, entre 30 de junho e 2 de julho. A primeira edição terá como tema a “mítica década de 80”. A entrada é gratuita.

O festival foi apresentado na manhã desta terça-feira na Casa de Baião no Porto. O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, referiu que esta iniciativa é voltada para um público específico, “no sentido de ser um festival revivalista em torno de uma época muito icónica”. O autarca acrescentou que o festival tem como foco “aqueles cujos cabelos brancos começam a chegar e, através deles, passar para os mais novos as suas vivências”.

Com um orçamento de cerca de 70 mil euros, nesta primeira edição o município aposta numa programação com nomes nacionais e internacionais, onde há também lugar para projetos musicais de índole local.

As bandas “Os NAU” e “Alchemy” (de tributo aos Dire Straits) são os nomes confirmados para o dia 30 de junho. O segundo dia contará com a presença da Banda Santa Marinha do Zêzere e de José Cid. No dia 2 de julho, atuará a banda “Remember”. Em todas as noites, após os concertos, o público fica na companhia de “Metropolis Night DJ”.

Para além de concertos, haverá atividades como torneios populares, desfile de clássicos, karaoke, jogos, uma zona exclusiva de crianças e diversas opções gastronómicas.

Na Casa de Baião, no Porto, Paulo Pereira explicou que o ‘eco-festival’ pretende assumir-se também como um lugar de partilha de experiências entre várias gerações, contribuindo em simultâneo para a economia não só do concelho, mas também daquele território.

“Assume-se também num contexto de programas arrojados que temos trazido para o território. Ainda no mês passado inaugurámos o Mosteiro de Ancede – Centro Cultural que tem uma oferta de nível superior. Tivemos no final do ano passado uma exposição ‘Grandes Mestres’ em que trouxemos originais como Picasso, Andy Warhol, Salvador Dali ou Paula Rego. Nesta altura, está a decorrer uma exposição de Cargaleiro, com 65 peças. Este festival complementa a oferta cultural, trazendo este tipo de iniciativas para territórios que não tem esta mesma oferta”, revelou.

Paulo Pereira assinalou que “o objetivo é, no futuro, passar por todo o território, nomeadamente nas três vilas do concelho”.

Questionado pelos jornalistas relativamente ao projeto para uma futura variante para chegar mais rápido a Santa Marinha do Zêzere, uma ligação entre Baião e a Ponte da Ermida, o presidente da Câmara, Paulo Pereira tem a “expectativa que a obra possa arrancar no próximo ano”.

António Orlando

Next Post

Caominhada percorreu freguesia de Gondar

Ter Mai 9 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.