INCLUSÃO. Sessão de encerramento do projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” realiza-se dia 19 de maio, às 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante.
Criado pela Associação Salvador para promover a inclusão de pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, o “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” desenvolveu no último ano, em parceria com a Câmara de Amarante, um conjunto de ações de capacitação e sensibilização para a comunidade escolar e sociedade civil.
“Foi com muita satisfação participámos neste projeto que aborda uma temática tão pertinente e atual, como a mobilidade e a inclusão. Registámos uma forte adesão por parte das entidades envolvidas contribuindo para a consciência cívica da comunidade, além do trabalho feito em algumas infraestruturas do concelho”, refere a vereadora com o pelouro da Mobilidade, Rita Marinho Batista.
A sessão de encerramento começa com o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, a que se seguirá Manuela Oliveira, da Associação Salvador.
Após a apresentação dos resultados, realiza-se uma mesa redonda para avaliar o impacto da ação “Ponha-se no nosso lugar” – que teve lugar no Dia Nacional das Acessibilidades, no âmbito da campanha Amarante de Igual para Igual de 2022, e abrangeu Juntas de Freguesia representantes no CLAS – Conselho Local de Ação Social.
Uma conversa com Rita Marinho Batista; Filipe Cerqueira, militar da Guarda Nacional Republicana; Ricardo Vieira, presidente do Externato de Vila Meã e dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã; Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Tâmega; e Manuela Oliveira e Cristiano Magalhães, da Associação Salvador.
No final, haverá ainda espaço para debater “Uma perspetiva sobre a inclusão na área da empregabilidade”, com Maria João Figueiredo, da Associação Salvador. O encerramento será feito por Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador.
Importa referir que “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” tem o apoio da Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia (EU), nomeadamente pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020, financiado pela EU através do FSE – Fundo Social Europeu’.