Autarca de Baião explica contas da Câmara aos Munícipes


FINANÇAS MUNICIPAIS. Paulo Pereira no terreno para explicar gestão da autarquia e ouvir a população

O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, iniciou ontem, dia 17 de maio, o ciclo de visitas às freguesias no âmbito da “Câmara à Porta” e da “Prestação de Contas” aos baionenses, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro.

De manhã as ações decorreram em Ancede e, de tarde, em Ribadouro. “Ações de proximidade entre os decisores políticos e aqueles que os elegeram, por forma a esclarecer as opções assumidas, o modo como são geridas as contas públicas, e ouvir da população os principais anseios e necessidades”, justifica a autarquia.

O périplo do autarca, hoje, 19 de maio, passa por Gôve, Santa Cruz do Douro, e São Tomé de Covelas.

“Ao longo dos próximos meses, estas iniciativas promotoras do esclarecimento, do contato e do diálogo entre o poder autárquico e a população, estender-se-ão a todas as freguesias de Baião”, acrescenta a edilidade.

CONTAS DA CÂMARA APROVADAS PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

As contas da Câmara Municipal de Baião relativas ao ano de 2022 foram aprovadas, por maioria, com os votos a favor da bancada do Partido Socialista e de todos os Presidentes de Junta presentes, e com 5 votos contra de deputados eleitos pelo PSD, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia 29 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhando a decisão tomada na Reunião de Câmara a 20 de abril.

O Município de Baião apresenta um saldo orçamental de 6 milhões e 500 mil euros, em resultado dos valores de 26 milhões de euros, do lado da receita e de 19 milhões e 500 mil euros do lado despesa, indicando que, em 2022, a execução orçamental foi a mais elevada de sempre.

A Dívida do Município, “tem vindo a diminuir, desde 2005”, passando de 12 milhões de euros para os atuais 5,6 milhões.

O PSD votou contra as contas da Câmara de Baião alegando que o Município passou de um resultado líquido positivo de 551 278 euros, em 2021, para um prejuízo de 262.094,00 euros, em 2022.


António Orlando

Next Post

Amarante. Projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” apresenta resultados

Qui Mai 18 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.