INVESTIGAÇÃO. Daniel Guimarães de Oliveira é médico Especialista em Medicina Interna, dedicado à Imunologia Clínica e acaba de vencer a primeira edição da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande

Membro da equipa da Unidade de Doenças Auto-Imunes do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Penafiel, e do IMEI – Instituto Médico de Estudos Imunológicos (Porto), é estudante do programa doutoral em Ciências Médicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde também é docente.
A desenvolver a sua investigação na UMIB – Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica e no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto, o jovem médico e investigador destacou-se recentemente ao vencer a primeira edição da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande (BDNG), com o projeto de investigação «DySLE – Disfunção celular e disbiose intestinal no Lúpus Eritematoso Sistémico».
O projeto vencedor da BDNG estuda precisamente a forma sistémica do Lúpus, uma doença crónica autoimune que, em Portugal, afeta cerca de 10.000 pessoas. “O objetivo” de Daniel Guimarães de Oliveira “passa por procurar mecanismos que medeiam a transição entre atividade e remissão da doença”. Afinal, “um melhor conhecimento ajudará” doentes e médicos a privilegiarem e promoverem “a qualidade de vida”.