DESPORTO. E emocionante “e “merecido” são os adjetivos mais houvidos na Rampa da Falperra para apelidar o triunfo de João Diogo Santos, na 42ª edição da Rampa Internacional da Falperra, na categoria para viaturas até 1300 cm3. A prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, elegível também para o Campeonato Europeu de Montanha, contou com mais de 140 participantes e animou o distrito bracarense no passado fim de semana.
Regressando ao Campeonato de Portugal de Montanha 1300, João Diogo Santos, em Fiat Punto 85 Sport, acabaria por levar a melhor, alcançando a vitória no derradeiro momento da prova minhota. Contudo, vários foram os problemas que apoquentaram o piloto de Amarante, nomeadamente a quebra da caixa de velocidades e um princípio de incêndio, que por pouco inviabilizavam a sua continuidade em prova. Mais confiante para o derradeiro dia de competição, João Diogo atacaria “muito forte” nas duas derradeiras subidas, selando um triunfo suado. João Silva, em Peugeot 106, e Alberto Freitas, em Mini 1275 GT, completariam o pódio absoluto da categoria 1300.
No final do evento, João Diogo Santos era um piloto feliz e realizado com esta vitória, já perseguida desde o início da época. “A envergadura e importância deste evento internacional, que trouxe uma maior motivação. Depois dos problemas que enfrentamos no dia de sábado, esta vitória é extremamente saborosa. Gostaria de deixar um agradecimento especial à minha equipa técnica, que, em tempo recorde, recolocou o carro em perfeitas condições e me permitiu vencer. Esta vitória é um justo prémio e agradeço a todos quantos acreditam no nosso valor.”
Questionado sobre o que poderá reservar o resto da temporada, o piloto referiu não dispor “de apoios para disputar condignamente as provas mais longínquas que ainda faltam disputar, mas tentarei estar presente no maior número de eventos possíveis, por forma a dignificar os nossos patrocinadores.”
Em termos absolutos, esta edição da Rampa da Falperra foi vencida por Christian Merli (Osella FA 30), no que respeita ao Europeu de Montanha, e por Hélder Silva (Osella PA 2000) no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, confirmando o favoritismo que lhes era atribuído à partida.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group levará os concorrentes ao ponto mais alto de Portugal continental, com a disputa da Rampa Serra da Estrela, nos dias 3 e 4 de Junho.