CULTURA. Festival MaioÀbrir, que se realiza em Abragão – Penafiel, regressa em grande, nos dias 26 e 27 de maio, com um cartaz recheado de muita música, animação, e com uma novidade, o 1º Passeio de motas “RomânicoÀbrir” que contará ainda com uma bênção de capacetes, numa organização a cargo do Rancho Folclórico de Abragão e com o apoio do Centro Social e Cultural de Abragão, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Para abrir a programação deste ano, “nada melhor” do que começar com “prata da casa. Às 21h30 com os “Azevinhos BandSchool”, um projeto musical, do Abragonense Nuno Azevedo, e que conta também com vários músicos de Abragão. Logo a seguir a noite fica entregue a mais dois projetos Abragonenses, a partir das 00H00, com Dj Pedro Hollypock e Dj João Hard´uo.
Sábado, dia 27, o dia começa com o 1º Passeio de motas “RomânicoÀbrir”, logo às 08h30, com as habituais inscrições. Destaque para a bênção dos capacetes, às 15h30, no adro da Igreja, presidida pelo pároco da freguesia e às 16h00, uma visita ao Centro de Interpretação da Escultura Românica, seguido de uma prova de perícia no Centro Social e Cultural de Abragão.

As bandas “13 e o Clube 666” e “The Fines” entram em palco às 21h30 e 23h00, respetivamente. O Dj Rossy Rosato encerra o Festival a partir das 00H30.
Após uma paragem obrigatória devido à pandemia, regressamos cheios de energia e com muita vontade de proporcionar bons momentos. São já 14 edições de MaioÀbrir e sempre com o mesmo objectivo – promover várias iniciativas culturais, desportivas e de lazer, para todos os gostos e idades. Este ano entendemos apostar na “prata da casa” ou seja grande parte do programa musical estará entregue a talentos da nossa terra Abragão, situação que nos enche de orgulho e satisfação. Entendemos ainda organizar algo novo, com o passeio de motas. Esperamos que seja um grande fim-de-semana, em Abragão. Estão todos convidados.”
Daniel Mendes, membro da organização do MaioÀbrir