CULTURA. Comunicar com as novas gerações é o objetivo do mural onde Amarante homenageia a Cultura e a Arte
A Câmara de Amarante convidou o artista visual Guel Do It, nome artístico de Miguel Mazeda, para assinar um mural de homenagem a Agustina Bessa-Luís, por ocasião do centenário do seu nascimento.
“A arte urbana, como a música, a dança e o teatro, é um movimento artístico que ajuda a motivar e consciencializar os jovens para a Arte enquanto expressão de Liberdade, apelando à criatividade”, explica a vereadora com o pelouro da Juventude, Rita Marinho Batista, que convidou Guel Do It a voltar a Amarante depois de ter participado na “Next Level – Conferência Municipal de Juventude”, em abril.
O local escolhido para acolher este mural tem bastante simbolismo: o Largo Conselheiro António Cândido. Sobre este ilustre amarantino, contemporâneo da escritora, e cujo legado e dimensão política, académica e intelectual foi recordado aquando da evocação dos 100 anos da sua morte, Agustina Bessa-Luís escreveu: “António Cândido reconheceu na cultura uma arma nobre, e não lhe deu nunca uso que não fosse de verdade e não de aparência.” Esta citação acompanha o mural de Guel Do It, no exterior da Loja Interativa do Turismo.
‘De Agustina a António Cândido’. A obra celebra celebra duas personalidades da nossa sociedade sendo alusiva ao Centenário do nascimento da Agustina Bessa-Luís, sem esquecer a evocação dos 100 anos da morte de António Cândido. O trabalho do artista é baseado numa procura por revelar camadas diferentes para contar histórias. Esta obra é mais uma camada que se sobrepõe a tantas outras no mesmo espaço que marcam momentos diferentes no tempo e que pretende humanizar as camadas construídas nas cidades, refletindo sobre a fusão e a ligação entre o lugar e o seu habitante. Situada no Largo Conselheiro António Cândido, a presente obra pretende unir duas personalidades através da revelação do retrato de Agustina e da citação que o acompanha: “António Cândido reconheceu na cultura uma arma nobre, e não lhe deu nunca uso que não fosse de verdade e não de aparência”, Agustina Bessa-Luís.
Guel Do It, Artista Visual
Guel Do It
Miguel Mazeda (n. 1995), artista visual, inicia a sua ligação à arte em 2011, interagindo com o ambiente urbano sob o nome de Guel como graffiti writer. É natural de Vila Nova de Gaia, licenciado em Som e Imagem e Mestre em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica Portuguesa.
Reúne um vasto portfólio com trabalhos para entidades e marcas de renome nacional e internacional como Adidas, BMW, H&M, Liga Portugal, Prozis, Vitória Sport Clube, Zippy.