Universo do Vinho Verde Amarante homenageia Agustina Bessa-Luís

FEIRA. Agustina Bessa-Luís é a personalidade Amarantina que será homenageada na 6.ª edição do Universo do Vinho Verde Amarante que se realiza de 16 a 18 de junho, nos claustros do Convento de São Gonçalo.

Sob o imaginário de Agustina Bessa-Luís, o Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) terá, ao longo de três dias, provas de vinho, conversas, showcookings com chefs reconhecidos, gastronomia regional e atuações musicais. Na obra da escritora, refira-se, são várias as referências a Amarante e ao Vinho Verde.

Este ano e pela segunda vez consecutiva, o Concurso de Vinhos volta a atribuir prémios: Prémio Excelência UVVA, Prémio Mérito UVVA, Melhor Vinho UVVA, Melhor vinho espumante, Melhor vinho branco, Melhor vinho rosé, Melhor vinho tinto e Melhor Amarante – Prémio António Lago Cerqueira.

No dia 16, o UVVA abre às 17 horas para profissionais do sector da restauração e vinho, e às 18h para o público em geral, até à meia noite. No sábado, pode-se visitar o UVVA entre as 17h e as 00h00. O certame prolonga-se em formato ‘lounge’ ( zona destinada ao convívio entre provas) prolonga-se de portas abertas na sexta e sábado, até às 02h com animação. No domingo, o UVVA está aberto das 17h às 22h.

Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística.

Ao longo de cinco anos, passaram pelo UVVA cerca de 20 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de vinho verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante.

Agustina e o Vinho de Amarante

Na obra da escritora são várias as referências a Amarante e ao Vinho Verde como, por exemplo, n’”O livro de Agustina” (2002): “Sou um produto da região, como o vinho verde, que não embriaga, mas alegra.” Na novela “Mundo Fechado” (1948), fala da vindima: “O tempo ensombrara-se, começavam-se vindimas sob um chuvisco peganhento e contínuo; o ar estava cor de cinza, as eiras lavadas e nuas tinham um aspecto desolado entre as medas que gotejavam, os beirais onde os pombos demoravam, de asa derreada, imóveis sob a chuva.” Assim como na obra infantojuvenil “A Memória de Giz”: “Tinha também muita força e carregava um cesto vindimo cheio até às bordas de uvas pretas, como se fosse já um homem. Giz dizia que as uvas pretas pesam mais do que as uvas brancas.”

António Orlando

Next Post

Amarante participa com 18 alunos na Universidade Júnior da Universidade do Porto

Qui Mai 25 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.