Até 2 de junho serão impactadas mais de 800 crianças com esta atividade, iniciada a 21 de abril, com a missão de ensinar a relacionar os benefícios nutricionais com as texturas e a experimentação dos alimentos.
O projeto “Frutificar” está a realizar sessões pedagógicas de educação alimentar no ensino pré-escolar público de Amarante, nomeadamente do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso e Agrupamento de Escolas de Teixeira de Pascoaes.
Realizadas durante o horário escolar, estas sessões começam com uma história sobre “o menino que não queria comer”. De seguida, as crianças são convidadas a refletir e reproduzir o que aprenderam com a história, fazem prova de alimentos e exploram as diferentes cores e benefícios. No final, recebem desafios para cumprir ao longo das semanas como, por exemplo, experimentar alimentos diferentes e comer a sopa com os hortícolas inteiros.
O projeto “Frutificar” foi criado pela Câmara de Amarante no ano letivo 2015/2016 com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável desde tenra idade e combater a obesidade infantil. “Mas também melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar em meio escolar, contribuindo para reduzir o risco de doenças crónicas associadas à obesidade; e aproximar as crianças ao mundo rural dando a conhecer a proveniência dos alimentos”, acrescenta fonte da autarquia.