RANKING. Escolha do perfil dos docentes para que os alunos fiquem bem nos Exames

A Escola de Secundária de Alpendorada, classificou-se 69ª posição no Ranking Geral – Exames do Secundário 2022. O estabelecimento de ensino é um dos que têm uma melhor média de notas do ensino público no país.
A média de valores obtida pelos 179 exames realizados na Secundária de Alpendorada, a melhor do concelho de Marco de Canaveses foi de 12,97.
A Escola de Secundária de Alpendorada localiza-se numa das zonas mais problemáticas do concelho do Marco de Canaveses, onde a pujante indústria local de extração de granito não raras vezes era, e ainda é, uma porta que convida à saída do ensino a jovens ávidos de terem o seu próprio salário, sob a ilusão de que a escola é mais um entrave do que um elevador social no acesso ao mundo laboral.
Fátima Dias, diretora da Secundária de Alpendorada, refere que apesar das dificuldades, nunca desistiram, e que os atuais resultados são a prova de todo o investimento feito a montante de “toda a classe docente” da Secundária. “Tentámos ser durante a época da pandemia – um espaço que se preocupava não apenas com um acompanhamento pedagógico mas, também, humano, prestado aos alunos e, quantas vezes, às suas famílias”, explica.
A responsável admite como “certo”, que a Secundária de Alpendorada “procura adequar o perfil dos professores às exigências das disciplinas” beneficiando, assim, “do brio destes profissionais, que se empenham em que os seus alunos fiquem bem nos exames”, refere. Dentro das possibilidades do Agrupamento “investimos em salas de estudo, salas de preparação de exames, apoios individualizados, mas sem esquecer que o trabalho fundamental é feito dentro da aula”, conclui.
Média negativa nos exames nacionais quase duplicou
O número de escolas com média negativa nos exames quase duplicou entre 2021 e 2022 (passou de 27 para 50 em 647). Em 2020, tinham sido 10. Um resultado longe das 120 que, em 2019, tiveram classificação inferior a 9,5 valores.
O ranking feito pelo JN com base nas notas dos exames continua a ser liderado por colégios mas há mais escolas públicas entre os 100 primeiros lugares (40) e uma no “top 10”: o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga.
Recorde-se que desde 2020, por causa dos efeitos da pandemia no ensino, os alunos só fazem exames como prova de ingresso para o Superior ou quando chumbam a uma disciplina. Mas no próximo ano, já haverá um novo regime de acesso e de cálculo da média do Secundário. As disciplinas, consoante sejam anuais, bienais ou trienais vão ter uma ponderação diferente na média.
Este ano volta a haver ranking feito com base nas provas nacionais do 9.º ano. Mais de metade das escolas tiveram média negativa.
O Governo já anunciou que vai rever regime sancionatório por causa da inflação de notas de privadas.
Pode consultar Ranking Geral – Exames do Secundário 2022:




