A partir da vida e a obra da escritora amarantina, uma curta-metragem, um roteiro literário, uma hora do conto e uma exposição convidam a refletir os diversos temas, fomentando a partilha e a pluralidade do entendimento.
“Diálogos com Agustina” é o nome do projeto desenvolvido pelo catalão Arnau Giralt durante o estágio da Casa da Juventude, através dos programas de mobilidade internacional da Fundaciò Catalunya Voluntària, no âmbito do protocolo com a Câmara de Amarante, cofinanciado pela União Europeia e pelo Governo da Catalunha.
Ao longo de três meses de estágio, o jovem de 24 anos fez pesquisa e tratamento de informações referentes a Agustina Bessa-Luís, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e no Arquivo Municipal, o que resultou na produção de várias dinâmicas culturais para apresentação e envolvimento da comunidade amarantina que agora se concretizam.
Foi produzida uma curta-metragem com leituras de textos da escritora, pela voz de oito jovens da Casa da Juventude, em oito idiomas e vários locais de Amarante. Intitulada “Embaixadores Agustinianos: uma Literatura sem fronteiras”, a curta vai ser apresentada na Casa da Juventude de Amarante, no dia 30 de junho, às 21.30h, seguida da projeção do documentário “As Sibilas do Passo”, realizado por Adriano Nazareth Jr. com argumento e adaptação de Mónica Baldaque.
PROGRAMA
- Dia 1 e 3 de julho, realiza-se o roteiro literário “Amarante: Olhar, Ver e Reparar com Agustina Bessa-Luís”, a partir de textos da autora. Os participantes vão percorrer as ruas do centro histórico e lugares da cidade que foram motivo de reflexão por parte da escritora. Os interessados devem inscrever-se, gratuitamente, em https://forms.cm-amarante.pt/.
- No Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso haverá, a 4 de julho, a hora do conto “O Menino Grão-de-Milho”, do livro “Contos Amarantinos”, seguida de uma oficina com Arnau Giralt e a equioa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura do Município de Amarante.
- Na Casa da Juventude estará patente, entre 30 de junho e 4 de julho, a exposição “A viagem de uma mulher no mundo intelectual dos homens: Agustina Bessa-Luís pela Europa dos anos 50”, organizada por Arnau Giralt, a partir da leitura do livro “Embaixada a Calígula”.