Greve dos trabalhadores da recolha do lixo da FCC, em Marco de Canaveses, com adesão muito elevada

TRABALHO. Trabalhadores em luta por aumentos salariais e mais direitos

Os trabalhadores da recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) da FCC Environment Portugal, em Marco de Canaveses, estão em greve entre os dias 13 e 15 de Julho para reivindicarem aumentos salarias e a negociação do Acordo de Empresa. A greve dos motoristas e cantoneiros de limpeza (RSU) registou uma adesão muito elevada, estando apenas a ser assegurados os serviços mínimos.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL) responsabiliza a administração da empresa por esta ação de luta, que resulta do profundo descontentamento e da contínua falta de respostas concretas às exigências dos trabalhadores, cujo poder de compra se tem vindo a degradar nos últimos anos – degradação que se faz sentir, de forma mais acentuada, desde 2022.

“A situação atual exige medidas imediatas de valorização dos salários, dignificação das profissões e do respeito pelas funções; assim como é urgente combater a exploração, a precariedade laboral e a degradação das condições de trabalho”, justifica o STAL.

Para o Sindicato “está nas ‘mãos’ da administração da FCC Environment Portugal encetar negociações sérias e há muito reivindicadas com o STAL e os trabalhadores, que estão conscientes do impacto negativo desta paralisação, mas que é, única e exclusivamente, da responsabilidade da administração da empresa e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que, conhecedora desta situação gravosa para os trabalhadores, tem, ao longo dos últimos anos, ignorado os problemas denunciados, preferindo “sacudir” a responsabilidade para a empresa concessionária.

António Orlando

Next Post

Investigadores desenvolvem robô e jogo inclusivos para brincar e aprender

Sáb Jul 15 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.