Festa do Vinho Verde de Gatão

VINHOS. Iniciativa visa homenagear o Vinho Verde produto tão característico desta zona e assinalar o arranque da época das vindimas. Ronda das Adegas reúne mais de duas centenas de participantes e visita quatro produtores.

A União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão promove, nos próximos dias 8 e 9 de setembro, no Centro Interpretativo do Vinho Verde, mais uma edição da Festa do Vinho Verde de Gatão.

Durante dois dias, será possível provar o típico vinho verde de Gatão, acompanhado por petiscos da região e muita animação. Há ainda espaço para conhecer outros produtos endógenos na zona de exposição.

No dia 9 de setembro, a partir das 16 horas, terá lugar um dos momentos mais concorridos do evento: a “Ronda das Adegas”. Num percurso circular com cerca de 8 kms, os participantes vão percorrer alguns dos mais belos recantos da freguesia, conhecida pela sua paisagem muito marcada pelas vinhas e com paragem obrigatória em quatro adegas de produtores locais – AJTS, Casa de Tardinhade, Parcelas do Ribeiro e Sociedade Vinícola Jóia de Gatão – onde será possível provar e degustar os vinhos, acompanhados por alguns petiscos, tradicionalmente servidos na época das vindimas.

Ao longo do percurso, os participantes terão a oportunidade de conhecer as características geomorfológicas de Gatão e contactarem com alguns produtores e com as suas adegas.

A “Ronda das Adegas” tem como ponto de partida e de chegada o Centro Interpretativo do Vinho Verde de Gatão, e conta com a colaboração da Douro Expedições.

Américo Paulo Ribeiro, presidente da União de Freguesias, destaca como principal objetivo da a promoção do vinho verde de Gatão que tem vindo a conquistar um lugar de destaque no panorama vinícola. “Os produtores têm vindo a fazer uma aposta contante na qualidade do produto que beneficia de uma localização ímpar e de um terreno com características únicas, mas também em toda a cadeia de distribuição e em ações de comunicação e marketing”.

Para o presidente de Junta “a conjugação de todos estes fatores tem contribuído para o enorme sucesso que o vinho de Gatão tem vindo a alcançar. É cada vez mais uma referência entre os especialistas e apreciadores e tem posicionado o nome de Gatão e de Amarante como uma referência”.

INSCRIÇÕES.

António Orlando

Next Post

Associação Ajuda Animais em Amarante faz pedido urgente

Ter Ago 29 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.