CRIME. Um homem de 46 anos, que já cumpriu pena de prisão pelos crimes de homicídio e violação, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de ter ateado sete incêndios florestais. Os crimes terão ocorrido entre os dias 11 e 30 do mês de agosto, na localidade de Luzim, Penafiel.

O indivíduo sem antecedentes pela prática de crimes de incêndio, em menos de três semanas, terá ateado, com recurso a chama direta, sete incêndios florestais em Luzim.
Presente ao juiz de instrução criminal o homem mandado para casa com termo de identidade e residência.
Segundo a Polícia Judiciária o indivíduo foi muitas vezes visto a fugir dos locais das ignições, quer pelos bombeiros voluntários, quer por testemunhas. E, quando percebia que tinha sido avistado, fugia do local.
A investigação, a cargo da Diretoria do Norte da PJ, contou com a colaboração do Grupo de Trabalho para Redução de Ignições em espaço Rural – Zona Norte. Foram realizadas diligências que permitiram identificar e localizar o suspeito que foi detido, fora de flagrante delito.
Embora não tenha antecedentes pela prática de crimes de incêndio, o indivíduo, de acordo com informações citadas pelo JN aos 16 anos numa estrada florestal de Vila Cova, abordou uma costureira, de 22 anos, para a roubar e violar. Matou-a e, de seguida, foi comprar roupa com os 200 contos (mil euros) que roubara. Na ocasião foi condenado a 15 anos de prisão, pena que cumpriu quase na integra.