CULTURA. A mostra será inaugurada na Casa da Granja dia 16 de setembro, pelas 16 horas, e estará patente ao público até ao dia 10 de novembro de 2023
Helena de Medeiros apresenta pela primeira vez, na Casa da Granja, em Amarante, o seu trabalho de Design de figurinos – Ópera e Ballet – para os grandes palcos no mundo.
Nascida no Porto, Helena de Medeiros é uma das mais reconhecidas artistas portuguesas contemporâneas. Formada pela London Fashion School e pela Escola Superior de Artes e Design, o seu trabalho como costume designer alcançou sucesso internacional no Ballet Contemporâneo, Teatro, Ópera e Cinema.
A sua obra, porém, não passa somente pela pintura e escultura. A artista distingue-se também pelo seu trabalho como costume designer, dedicado maioritariamente ao ballet.
As suas obras e figurinos são caracterizados por uma elegância inconfundível e subtil, que transportam os espectadores diretamente para o mundo do espetáculo. O seu trabalho não podia reproduzir de melhor forma o mundo do bailado, em que os bailarinos quase que voam com a graciosidade que só o ballet consegue transmitir.
Helena de Medeiros já ganhou um lugar de destaque na arte internacional, sendo considerada uma das mais proeminentes artistas portuguesas e é hoje uma das artistas contemporâneas mais completas, conjugando os seus quadros com os figurinos que cria, intrinsecamente ligados num diálogo único.
Helena de Medeiros
Desde o início da sua carreira artística que Helena de Medeiros tem realizado exposições individuais um pouco por todo o mundo e o seu trabalho pode ser visto em vários museus e galerias internacionais.
Desde 1990 participa de exposições coletivas e realiza exposições individuais, que na última década somam mais de vinte em Portugal (organizadas em prestigiados espaços como a Casa-Museu Medeiros & Almeida, em Lisboa; a Casa-Museu Bissaya Barreto, em Coimbra; a Casa-Museu Abel Salazar, no Porto; o Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, nos Açores) e no estrangeiro (como no Centro Cultural Marcos Valcárcel, em Ourense, na Espanha; no Theater Dortmund Opera House, em Dortmund, e na Galerie Shia Bender, em Düsseldorf, ambos na Alemanha).
Da sua participação em exposições coletivas, em Portugal, destacam-se as duas últimas edições da Bienal Internacional de Cerveira (XXII Bienal Internacional de Cerveira e XXI Bienal Internacional de Cerveira) e “Edgar Degas no Mundo do Ballet com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros”. A nível internacional tem participado em coletivas patentes em diversos países como Alemanha, Espanha, País de Gales, Bélgica e Estados Unidos.
Atualmente, a artista é representada pelas galerias de arte Saatchi Art (Los Angeles, EUA), Galeria Shia Bender (Dusseldorf, Alemanha), Galeria Nuno Centeno (Porto), Lady in Red (Algarve), Galeria de Arte P55 (Lisboa), Zet Gallery (Braga).
Na área do ballet, em mais de 30 anos de carreira, Helena de Medeiros colaborou com artistas de referência, como Gradimir Pankov, Iracity Cardoso, Louis Robitaille ou Mauro Bigonzetti, mas também com prestigiadas companhias de ballet, como a Companhia Nacional de Bailado e o Ballet Gulbenkian, em Portugal, a Gauthier Dance, na Alemanha, o Teatro di San Carlo e Teatro alla Scala, em Itália, o Teatro Bolshoi, na Rússia, o National Ballet of China, na China, o Balé da Cidade de São Paulo, no Brasil, o Les Grands Ballets Canadiens de Montréal, no Canadá, entre muitas outras.