Telemonitorização para um envelhecimento ativo e saudável

INCLUSÃO. “Active Ageing 4Health: Programa de Envelhecimento Ativo com recurso a Assistente Virtual” é o nome do projeto que o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CACTMAD) vai desenvolver para, através de sistemas de telemonitorização, melhorar a qualidade de vida e a saúde dos idosos.

“A aprovação deste projeto deve-se ao trabalho levado a cabo no CACTMAD, que tem na sua matriz a automação e a telemetria em Medicina como prioridades numa região com elevados índices de envelhecimento e uma taxa de renovação populacional negativa”, afirma o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes.

Até setembro de 2025, vai ser implementado um programa de envelhecimento ativo em Vila Real com recurso ao assistente virtual (Robot BEAM®) e à utilização de sistemas de telemonitorização que vão permitir que os idosos possam continuar a viver em casa e integrados na sua comunidade, com segurança e independência (“ageing in place”), reduzindo o risco de solidão. A cada semana, serão realizadas sessões de exercício físico, de educação para a saúde e de monitorização de sinais vitais (como pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia capilar).

Segundo dados da Operação “Censos Sénior 2022”, há mais de 44 500 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade em Portugal. Vila Real é o distrito com o maior número de idosos sinalizado. Ao utilizar a robótica social, este programa vai estimular o desenvolvimento cognitivo e de capacidades interativas, permitindo que as pessoas idosas vivam mais, mantenham as suas interações sociais e familiares e acedam a cuidados de saúde que vencem as distâncias geográficas.

“O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) salienta o envolvimento dos profissionais neste projeto, num tema tão importante para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro”, sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Ivo Oliveira.

Após a implementação deste programa, espera-se que os resultados atestem uma melhoria significativa na qualidade de vida, no índice de atividade e de aptidão física dos idosos e em algumas características antropométricas (como peso, índice de massa corporal e pressão arterial, por exemplo).
 
O projeto vai ser executado pelo grupo de Cuidados Continuados e Paliativos do CACTMAD, reunindo profissionais do ACeS Douro I – Marão e Douro Norte, do CHTMAD e da UTAD.

A candidatura do “Active Ageing 4Health” à bolsa para financiamento de projetos de investigação clínica e inovação biomédica nos cuidados de saúde primários e hospitalares na área do envelhecimento, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), foi aprovada esta semana.

António Orlando

Next Post

País teve mais mortes em agosto

Sex Set 15 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.