HABITAÇÃO. Consignação da obra de reabilitação antiga EB1 de Paredes de Baixo marca o início do maior investimento de sempre no setor da habitação em Baião

Começaram esta semana as obras de reabilitação da antiga escola primária de Paredes de Baixo que irá ser transformada em cinco (5) habitações sociais (2 T1 e 3 T2), na União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas, sendo o prazo de conclusão de um ano (365 dias). A empreitada está consignada em 400.364.18 euros e é financiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP – IHRU, a título não reembolsável, resultando da aprovação da candidatura efetuada pelo município, ao abrigo do “Programa 1.º Direito”, no âmbito do “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.
De acordo com o projeto, a fachada da antiga escola vai manter-se, todas as habitações terão pelo menos um quarto voltado para Sul, para o rio Douro, criando-se um parque automóvel e zonas ajardinadas, bem como espaços de convívio e lazer. De salientar a otimização do consumo de energia nas habitações, privilegiando o conforto e a qualidade de vida, em cumprimento com os parâmetros da eficiência energética.

“Esta obra é o pontapé de saída e simboliza muito do que é a nossa ação para o setor, estando já assegurado um conjunto de investimentos que vão no sentido de dar resposta às necessidades habitacionais concelhias, nomeadamente, as que estão identificadas na Estratégia Local de Habitação
Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião
APROVADA CANDIDATURA PARA A REABILITAÇÃO DA ANTIGA ESCOLA DE LOGOCÉM – GESTAÇÔ
O Vice-presidente da Câmara e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, anunciou a aprovação de mais uma candidatura ao abrigo do Programa 1.º Direito, no caso, referente à requalificação da antiga escola de Logocém, na freguesia de Gestaçô.
O Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas, António Vieira, que destacou a “melhoria da qualidade de vida das famílias que irão usufruir das novas habitações”.

MAIS DUAS CANDIDATURAS EM FASE DE APROVAÇÃO
Ainda no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, ao abrigo do 1.º Direito, estão em fase de aprovação mais 2 candidaturas – antigas escolas de Igreja em Viariz e Prieira em Teixeira -, havendo ainda a possibilidade de apresentação de mais duas candidaturas – Mesquinhata e Santa Marinha do Zêzere. Trata-se de investimentos que, em conjunto com a reabilitação de 18 frações na vila de Baião, (cerca de 2,5 milhões de euros), atingirão um valor global que poderá ultrapassar os 4 milhões de euros.
O Município de Baião tem em curso um valor global de investimentos, que rondará os 10 milhões de euros, em linha com a “Estratégia Local de Habitação (ELH)”.