AMBIENTE. O concelho de Amarante recebeu galardão Silver do programa Green Destinations Award que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com 84 critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. No país, havia sido Baião o primeiro concelho a obter tal distinção.
A entrega do certificado decorreu no Dia Nacional da Sustentabilidade, na passada segunda-feira, no âmbito da conferência sobre Turismo Sustentável, “Investir no Futuro”, que teve lugar no hotel Monverde Wine Experience.
O Green Destinations Award é um reconhecimento do trabalho dos destinos, neste caso Amarante, na promoção da sustentabilidade turística do território. Além dos aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, são também avaliadas as políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
“O processo de certificação de Amarante como destino turístico sustentável representa a continuidade do trabalho que temos desenvolvido ao longo destes anos. Seja através da promoção das serras do Marão e da Aboboreira, e da valorização do nosso património natural; seja com a criação de novos trilhos e da dinamização de outros já́ existentes, por forma a reaproximar as pessoas à Natureza e devolver a serra à população; mas também com a intervenção junto das margens dos rios, o levantamento de pontos de interesse e a criação de experiências turísticas que envolvem a comunidade e respeitam a tradição”, referiu o vice-presidente da Câmara de Amarante e vereador com o pelouro do Turismo, Jorge Ricardo.
Para o vereador, “o sector do Turismo foi, é, e será, um ponto estratégico para o desenvolvimento do nosso território. É agora o momento de projetarmos o futuro de Amarante, com o empenho e o compromisso de todos, para tornarmos o nosso concelho cada vez mais sustentável.”
Porque Amarante “é uma cidade turística, os números falam por si, e é nossa prioridade alinhar o nosso propósito com as necessidades do Planeta. Tornarmo-nos mais ecológicos, promover e implementar medidas mais sustentáveis são alguns dos passos que devem ser dados não só por nós, como indivíduos, mas também enquanto entidades públicas e privadas”, defende.
A sustentabilidade no turismo é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do sector à escala mundial. Significa que tem em conta as necessidades dos visitantes, do sector e das comunidades e os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro”, acrescentou Jorge Ricardo.
Baião foi o primeiro concelho a obter tal distinção
O concelho de Baião em dezembro de 2022, foi certificado com o “Galardão Prata” EarthCheck tornando-se assim o primeiro município português a obter esta distinção como “Destino Turístico Sustentável. O processo relativo a Baião foi iniciado em 2018. Em dezembro de 2019, o município baionense recebeu a medalha de bronze pelo seu processo nos Açores, por altura da certificação daquele arquipélago, que se tornou o primeiro arquipélago mundial certificado como Destino Turístico Sustentável.