MOBILIDADE. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) confirma ter havido “problemas pontuais com origem numa falha técnica” nalguns dos radares da rede SINCRO, o que irá levar a que os autos de contraordenação resultantes desses problemas sejam arquivados. Foi entretanto efetuada uma revisão a todos os radares. Em Setembro foram registadas mais de 112 mil infrações nos 98 radares da rede SINCRO.

Questionada sobre o número de infrações em causa, fonte da ANSR disse não ter ainda esse número identificado, e também não adiantou a localização dos radares onde houve problemas. Dois dos novos radares, um em cada sentido, foram colocados na variante à EN 211 entre Castelões, Penafiel e Sobretâmega, Marco de Canaveses.
Um dos radares onde foi detetada a anomalia é o da Estrada Nacional 14, na Maia, recentemente instalado, que registou um Land Rover Freelander com 23 anos a circular a 195 km/h, uma velocidade quase três vezes superior ao limite permitido na zona (70 km/h). Segundo o “Notícias da Maia”, a condutora foi notificada da infração no dia 27 de setembro e vai recorrer, uma vez que a própria imagem que acompanha o registo da infração mostra a presença de mais tráfego na via no sentido Maia – Porto, no momento da multa.
O outro caso será o de um camião fotografado (e multado) a 193km/hora na estrada nacional 234, conhecida como Estrada do Luso, em Nelas, Viseu. O caso, noticiado pelo Polígrafo da SIC, foi um dos que a ANSR reconheceu ter-se tratado de uma “falha técnica”.
Na sequência destes dois casos, a ANSR revela que “foi efetuada uma revisão a todos os radares instalados em condições semelhantes, para garantir a máxima segurança e estabilidade do sistema, não tendo sido detetados problemas adicionais, pelo que os radares estão a funcionar no cumprimento estrito de todos os regulamentos legais”.
Segundo esta autoridade, no primeiro mês de funcionamento dos novos radares e nos locais onde foram instalados, registou-se uma expressiva diminuição da sinistralidade – com zero mortes e zero feridos graves – e uma redução de 80% no número de veículos em excesso de velocidade.
Foram registadas mais de 112 mil infrações nos 98 radares da rede SINCRO só no mês de setembro, quando entraram em vigor 37 novos radares e o número de veículos fiscalizados aumentou 76% face ao mês de setembro do ano passado, ascendendo a 19 641 495 veículos.