Baião inaugurou requalificação da sede do concelho e anunciou novos investimentos

AUTARQUIA. Os investimentos em curso ou já pensados foram dados a conhecer no âmbito da cerimónia de inauguração da requalificação urbana da vila de Baião

O presidente da Câmara de Baião apresentou, na passada sexta-feira, uma espécie de ‘caderno de encargos’ do município para o futuro em vários dossiês.

Em concreto, Paulo Pereira deu conta de um total de 31 intervenções para “garantir mais e melhores condições de vida” em Baião, entre as quais 12 “executadas”, sete “em execução” e 12 “em preparação”.

No âmbito da Cultura, o presidente destacou a requalificação do Auditório Municipal, da Biblioteca Municipal e do edifício do antigo gabinete técnico (isto é, da antiga Casa dos Magistrados), para converter, possivelmente, num espaço interpretativo do território.

Paulo Pereira sublinhou ainda a intenção de encontrar uma resposta em termos de “Casa da Juventude”, uma vez que a atual localizada na Casa de Chavães foi ocupada pelo Comando Sub-Regional de Proteção Civil (CSRPC) da região do Tâmega e Sousa. Aliás, a Casa de Chavães poderá vir a acolher novas valências do CSRPC no âmbito da sua ação que se estende aos 11 municípios que integram a CIM Douro, Tâmega e Sousa.

Numa perspetiva de defesa e promoção da natureza e do lazer, o edil lembrou a aquisição de terrenos nas Serras da Aboboreira e do Castelo de Matos, num investimento de 123 mil euros e, como projetos em preparação, o Albergue de Almofrela, o Corredor Ecológico Pedonal e a requalificação do Centro Hípico.

Em matéria de habitação, foi feita a aquisição para reabilitação de um prédio devoluto no lugar das Leiras, com 18 frações habitacionais autónomas, num investimento de 2,5 milhões de euros.

Além disso, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível, está prevista, na área de expansão urbana, a construção de até três edifícios, estando já assinado o protocolo com o IHRU para a construção de dois.

Faz também parte das novas intervenções, a Expansão da Área de Acolhimento Empresarial, com aumento da área disponível em 23.000 m2, traduzido num investimento de 1.052 milhões de euros, com a comparticipação de 390 mil euros.

Também vai ser criado o Bairro Comercial Digital de Baião, um projeto a implementar pela Associação Empresarial de Baião, em parceria com a Câmara de Baião, com um investimento global de 499 mil euros, comparticipado na totalidade.

“A recente aquisição de uma fração num edifício situado na rua Comandante Agatão Lança, com um investimento de 150 mil euros, vai permitir a criação de salas de formação, de um espaço para incubação de empresas e poderá vir a albergar a Loja Social, iniciativa da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião”, acrescentou o autarca.

António Orlando

Next Post

Erradicação da pobreza e exclusão social são temas do Amarante de Igual para Igual´23

Qua Out 18 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.