COMUNIDADES. Deslocação, além de permitir o melhor conhecimento da localidade, fortalece os laços de amizade que unem as duas comunidades, adianta a Câmara de Baião.

Um grupo de 25 pessoas da Universidade Sénior de Baião (USB) iniciou a 26 de outubro, uma visita de 4 dias a Cormeilles-en-Parisis, vila francesa geminada com Baião, desde 2018.
A acompanhar a visita estão o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, a vereadora da Cultura, Turismo e Educação, Anabela Cardoso e técnicos da autarquia.

O programa vai proporcionar aos alunos uma experiência única, permitindo-lhes conhecer a cultura e os hábitos locais, possibilitando ainda um intercâmbio enriquecedor, numa permuta de conhecimentos e experiências.
Os alunos da USB vão ter a oportunidade de explorar as principais referências de Cormeilles-en-Parisis, nomeadamente a cultura, arquitetura, gastronomia e tradições locais.

Esta iniciativa é uma demonstração da importância da amizade entre Baião e Cormeilles-en-Parisis, proporcionando o contato direto entre as comunidades, enriquecendo a vida daqueles que participam”. A autarca sublinhou ainda ser “um gosto e um privilégio participar nesta iniciativa e acompanhar as atividades da USB.
Anabela Cardoso, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Baião
Recorde-se que nos princípios gerais da geminação entre Baião a localidade francesa estão a partilha de experiências e de objetivos comuns em domínios como a educação, a formação, as questões sociais, a preservação do ambiente e do património.