CULTURA. ‘Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal’ é o mote deste ciclo Ad Orientem, pelo Ensemble Cardo-Roxo
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, recebe este sábado, 4 de novembro, às 21h, o primeiro concerto do ciclo Ad Orientem, pelo Ensemble Cardo-Roxo.

‘Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal’ é o mote deste ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.
Criado em 2012, o Ensemble Cardo-Roxo dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português.
Até ao final do corrente ano, estão ainda previstas atuações no Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares, 5 Nov), no Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga, 12 Nov), na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta (9 Dez) e no Convento de Santo António de Ferreirim (Tarouca, 10 Dez).
A entrada é livre.
Ensemble Cardo-Roxo
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia.
Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o Ad Orientem conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.