AMBIENTE. A Câmara do Marco de Canaveses vai inaugurar a Obra de Reformulação da Estação de Tratamento de Águas Residuais Ponte das Tábuas, na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro de 2023, ao final da tarde, às 17.30 horas.
Inicialmente estava prevista a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, na cerimónia de inauguração da ETAR da Ponte das Tábuas, assim tinha sido anunciado pela autarquia, mas agora o gabinete de imprensa da Câmara marcuense explicou, esta segunda-feira, que “por motivos relacionados com o momento político que o país vive, não contamos com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro”.
Refira-se que o governante é referenciado várias vezes no despacho de indiciação do Ministério Público relativo à Operação Influencer, mas o próprio Duarte Cordeiro desmentiu: “Não fui constituído arguido. E não tive qualquer indicação do Ministério Público nesse sentido”, disse na ocasião o membro do Governo.
ETAR da Ponte das Tábuas
A empreitada de reformulação e modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponte das Tábuas, adjudicada por 2 milhões 660 mil euros, dos quais 1 milhão de euros saíram do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) da União Europeia.
Aquando da celebração do lançamento da empreitada, ficou previsto a instalação de condutas de abastecimento de água e coletores de águas residuais, para além da construção de duas Estações Elevatórias de águas residuais na freguesia do Marco: uma no lugar de Vila Maior e outra junto ao rio Ovelha nas imediações da Pontinha e que até agora não saíram do papel.
Ainda neste âmbito, a Autarquia anunciou um protocolo de entendimento com as Águas do Marco através do qual foi estabelecido que o investimento realizado na empreitada da ETAR de Ponte das Tábuas será deduzido à eventual verba a pagar pela Câmara Municipal à empresa na sequência do processo judicial decorrente modificação unilateral do contrato de concessão decidida pelo Executivo da Câmara Municipal em 2007.
A ETAR das Ponte das Tábuas O equipamento implantado numa área com cerca de 4.200 metros quadrados, com “de tecnologia de última geração” irá permitir o tratamento de 2.400 metros cúbicos por dia de águas residuais, o dobro da possibilidade da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e a criação de 70 quilómetros de coletores, que vão servir 4.500 habitações e cerca de 10 mil habitantes de Marco de Canaveses.
A nova ETAR, do tipo lamas ativadas, é baseada na tecnologia SBR (Sequencing Batch Reactor), em regime de arejamento prolongado. A descarga final das águas residuais tratadas far-se-á no rio Galinhas, afluente do rio Tâmega.