CULTURA. Dois repastos darão o mote para o serão de tertúlia, estando a plateia convidada a “somar condimentos”, apurando a vivacidade da conversa
A Câmara de Baião e o restaurante de Tormes vão reunir, nos dias 17 e 18 de novembro, a partir das 19.30 horas, no local de inspiração de Eça de Queiroz para a obra “A Cidade e as Serras”, amantes das letras, da gastronomia, das palavras e da casta da sub-região de Baião – o avesso -, num virar de mesa à descoberta de sabores onde se conjugam as artes e o jornalismo.
“Estes encontros têm muito a ver com Baião. Por um lado, o nosso concelho tem na gastronomia e nos vinhos, produtos de excelência e de referência; por outro lado, a cultura, as inúmeras referências literárias ao nosso território revelam as potencialidades que encerra e a forma como inspira as artes e as letras”, explica o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira.
O evento gastronómico com condimentos literários, “Virar a Mesa do Avesso”, é um desafio à gente das letras para uma aventura gastronómica e vai contar com jantares confecionados pelas escritoras Mónica Figueiredo, no dia 17, com “isto aqui é um pouquinho de Brasil: literatura, memória e cozinha”; e Guida Cândido, no dia 18, com “De viandas tão peregrinas para regalo dos convidados”.
A moderar as conversas estará o jornalista Fernando Alves, e nos comentários, o escritor António Mota e o jornalista da TSF, António Catarino. Os cozinhados vão contar com uma pitada de apuro dos chefes António Pinto e António Queiroz Pinto.
Os dois repastos darão o mote para o serão de tertúlia, estando a plateia convidada a “somar condimentos”, apurando a vivacidade da conversa.
A ideia de “Virar a Mesa do Avesso”, que vai na quarta edição, partiu do jornalista Fernando Alves, cultor da boa literatura e da boa mesa, e foi acolhida com interesse pela Câmara de Baião, que tem promovido a continuidade da iniciativa.