Morreu a cantora Sara Tavares

OBITUÁRIO. Faleceu Sara Tavares. A cantora e compositora tinha 45 anos e lutava há mais de uma década contra um tumor no cérebro. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, manifestou a sua tristeza à família da cantautora.

Sara Alexandra Lima Tavares morreu, este domingo, no hospital da Luz, em Lisboa. A cantora e compositora tinha 45 anos e há mais de uma década que tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro.

Sara Tavares nasceu em 1978 em Lisboa. Ganhou notoriedade depois de vencer a primeira edição do concurso de talentos “Chuva de Estrelas”, da SIC, em 1994. No mesmo ano participou no Festival da Canção com ‘Chamar a Música’, tendo obtido o 8º lugar no Festival da Eurovisão.

O diagnóstico de tumor no cérebro

Em 2009, Sara Tavares foi obrigada a interromper a carreira devido ao diagnóstico de um tumor no cérebro. Mas a luta prolongou-se e cantora acabou por voltar à musica.

Em 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e no ano seguinte deu continuidade à digressão internacional “Xinti”, título do álbum editado em 2009, que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

Em 2018 esteve nomeada para os Grammy Latino com o quinto álbum, “Fitxadu” (2017), no qual aprofundou a relação com a música cabo-verdiana, contando com Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa’Med e Kalaf Epalanga entre os convidados.

A par da carreira em nome próprio, Sara Tavares colaborou com vários nomes da música portuguesa e lusófona, nomeadamente Ala dos Namorados, Rui Veloso, Dany Silva, Paulo Flores, Buraka Som Sistema e Carlão.

O último trabalho

Ao longo do último ano, Sara Tavares tinha vindo a divulgar alguns temas novos, ao fim de cinco anos de silêncio. O mais recente tema, intitulado “Kurtidu”, saiu em setembro passado pela Sony Music.

Sara Tavares nasceu a 1 de fevereiro de 1978, em Lisboa, tendo ascendência cabo-verdiana – o que levava para as suas músicas. Cresceu no Pragal, no concelho de Almada.

O Presidente da República deixou este domingo uma mensagem à família de Sara Tavares. “Manifesto a minha tristeza e o reconhecimento pela sua vocação, dedicação e determinação”, lê-se no comunicado.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda a portuguesa de origem cabo-verdiana, que manteve sempre forte ligação aos seus pares, em diversas colaborações e homenagens, e grande proximidade à música e aos músicos africanos.

António Orlando

Next Post

Resultados 1ª Divisão AFP

Seg Nov 20 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.