TURISMO. Iguarias que serão regadas com o vinho verde do concelho prometem animar o próximo fim de semana que será também marcado pela Feira Anual de Santa Catarina
Os Fins-de-Semana Gastronómicos, evento promovido pelo Turismo Porto e Norte de Portugal que vai já na 14ª edição, de 24 (sexta-feira) a 26 (domingo) assenta arrais em Celorico de Basto.
A iniciativa, desenvolvida na ótica “de combater à sazonalidade no turismo valorizando a época mais baixa, com iniciativas atrativas e diferenciadoras, percorre todo o Norte de Portugal e traduz-se na confeção de um prato gastronómico característico de cada território a ser apresentado na ementa dos restaurantes aderentes durante um fim-de-semana. No próximo é Celorico de Basto a promover as suas pataniscas de bacalhau, cabrito e bolo flor de Camélia.
Uma ementa rica em tradição onde se privilegiam os produtos endógenos e da época, na criação de toda a ementa apresentada
Maria José Marinho, Vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto
Os restaurantes aderentes são o Nova Vila, o Grilo, Adelina, Quinta do Forno, Quinta da Fontinha, o Sabores da Quinta e o restaurante Bem Bom.
Os Fins-de-Semana Gastronómicos contam também com alojamento aderentes que durante os dias 24, 25 e 26 de novembro, praticam tarifas mais reduzidas na ótica de aumentar a atratividade. Toda a informação dos alojamentos aderentes está disponível na página oficial do município, em www.mun-celoricodebasto.pt.
A complementar e como já foi mencionado, vive-se em Celorico de Basto, a tradicional Feira Anual de Santa Catarina, que se realiza nas ruas da vila. A Praça da Alimentação fica localizada no Mercado Municipal e a Exposição Animal na Quinta do Prado. Esta feira franca destaca os produtos locais sazonais mas também os utensílios agrícolas e vestuário e “onde se comem as últimas sardinhas do ano”.
A Feira de Santa Catarina conta ainda com animação. Na sexta-feira, dia 24 de novembro, a cargo de Vasco Pinto, contando ainda com um Arraial Minhoto, promovido pela Tunacel. No sábado, dia 25 de novembro, a animação será promovida pela Banda Polk e pela Fanfarra de Cebolada. Por fim, no domingo, dia 26 de novembro, será a vez do Somos Minho e do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.