AMBIENTE. O ator Ruy de Carvalho plantou, no dia 7 de dezembro, um carvalho-português na Escola Secundária de Amarante, no âmbito da estratégia de sensibilização para a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, cidadania consciente e ativa.
“Estou muito feliz, é uma honra ficar plantado em Amarante”, afirmou Ruy de Carvalho que, com humor, partilhou ainda: “Já tenho um carvalho plantado nos Pirinéus e agora tenho outro em Amarante. Sou filho de transmontano, venho cá muitas vezes, gosto muito desta terra.”
Aplaudido pelos presentes, entre os quais o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, o ator deixou uma mensagem à plateia: “Sem amor não vale a pena fazer coisa nenhuma. Usem o amor como a vossa melhor arma, é o que o eu faço.”
Esta iniciativa, da responsabilidade de Miguel Candeias, professor da Escola Secundária de Amarante, em parceria com o Cine-Teatro de Amarante, teve o apoio da Câmara Municipal de Amarante, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente – GNR e do CoLAB ForestWise. Antes de Ruy de Carvalho, também os Blind Zero, os GNR e os Clã já tinham apadrinhado árvores no Campus Escolar.
Ruy de Carvalho sobe hoje ao palco do Cine-Teatro de Amarante
Nascido em 1 de março de 1927, Ruy de Carvalho é uma figura máxima do Teatro em Portugal. Com 81 anos de carreira nos palcos, televisão e cinema, continua a arrebatar plateias por todo o país. Hoje, dia 7, sobe ao palco do Cine-Teatro de Amarante para apresentar o seu mais recente espetáculo “Ruy, a História Devida”, que já se encontra com lotação esgotada.