Penafiel. Idosa morre na maca enquanto aguardava por atendimento no Hospital

SAÚDE. A informação, avançada pelo Porto Canal, foi confirmada por Miguel Vasconcelos, presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros. O Hospital diz que a idosa estava em fim de vida

Uma idosa, com cerca de 80 anos, que tinha pulseira laranja, atribuída a doentes urgentes, morreu na noite desta terça-feira numa maca do Hospital Padre Américo, em Penafiel, enquanto esperava por observação.

Miguel Vasconcelos revelou ainda ao canal que existiam 118 doentes por internar no hospital. Destes, 77 doentes estavam “internados” nas urgências.

O cenário tem sido caótico nesta unidade hospitalar que faz parte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (juntamente com o Hospital de São Gonçalo, em Amarante). 

O tempo médio de espera para doentes com pulseira amarela era superior a cinco horas, sendo que para doentes urgentes (pulseira laranja) ascendia às duas horas. 

De referir que a urgência do Hospital Padre Américo é a única com capacidade médico-cirúrgica do centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). Em Amarante existe urgência mas é Básica, ou seja, apenas para as ocorrências ligeiras.

Numa nota enviada à agencia Lusa, o Hospital diz que a mulher que morreu, “tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação”. A idosa tinha sido triada com pulseira laranja 45 minutos antes de o óbito ter sido declarado. 

António Orlando

Next Post

Baião. Câmara adquire terreno na Aboboreira para criar pequenos bosques

Qua Jan 3 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.