CULTURA. Criado em 2012, o Ensemble Cardo-Roxo dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português.
A Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses é o cenário de mais um concerto do ciclo Ad Orientem, pelo Ensemble Cardo-Roxo. A iniciativa é promovida pela Rota do Românico.

’Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal’ é o mote do ciclo Ad Orientem, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.
O espetáculo está marcado para domingo, dia 14, às 16 horas
A entrada é livre
Ensemble Cardo-Roxo
Criado em 2012, O Ensemble Cardo-Roxo dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia.
Promovido pela associação cultural Projeto Cardo, o Ad Orientem conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.
OUTRAS DATAS
- – 28 Jan 2024, dom, 16h, Mosteiro de Santo André de Ancede, Baião;
- – 04 Fev 2024, dom, 16h, Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Resende;
- – 24 Fev 2024, sáb, 21h30, Igreja do Salvador de Fervença, Celorico de Basto;
- – 03 Mar 2024, dom, 16h, Mosteiro de São Pedro de Ferreira, Paços de Ferreira;
- – 10 Mar 2024, dom, 16h, Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo, Amarante.
Estão ainda previstas atuações no Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares, 05 Nov, 16h), no Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga, 12 Nov, 16h), na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta (19 Nov, 16h), no Convento de Santo António de Ferreirim (Tarouca, 10 Dez, 16h) e no Mosteiro de São Salvador de Grijó (VN Gaia, 03 Fev, 21h).