APOIO. Aprovada a candidatura para a Valorização da Aldeia do Castelo – Antiga Villa de Basto
A candidatura agora aprovada vai permitir requalificação e a melhoria das condições do Castelo, envolvente e Núcleo Interpretativo. Apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) ascende a 80 por cento.

A Aldeia do Castelo está inventariada na Carta do Património do Plano Diretor Municipal (PDM) de Celorico de Basto como elemento patrimonial de interesse relevante, integrando o Castelo de Arnoia, classificado como Monumento Nacional e integrado na Rota de Românico do Tâmega e Sousa, e o Pelourinho do Castelo, classificado como Imóvel de Interesse Público.

O projeto de intervenção tem como objetivo geral a requalificação e melhoria das condições de acesso à fortificação, reforçando as condições básicas de segurança e conforto para os visitantes. Prevê-se ainda a recuperação e conservação do edifício do Castelo e a reabilitação do Centro Interpretativo, instalado na antiga escola primária, e os percursos envolventes.
Toda esta reabilitação se mostra de “especial relevância considerando a estratégia de desenvolvimento deste Município, na qual o património cultural e a dinamização cultural assumem papel de destaque” explica José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Com esta candidatura “a Câmara assegura a reabilitação e preservação de todo este património histórico e arquitetónico, a base da identidade deste povo, da sua memória histórica, levando a um aumento da autoestima das populações locais e a um reforço da revalorização deste espaço do ponto de vista turístico” acrescenta o autarca.