MOBILIDADE. A VCI “quando entra em colapso causa uma verdadeira trombose na cidade”, afirmou o autarca Rui Moreira. Como alternativa à VCI, o município propõe desviar os camiões para a A41 (Circular Regional Externa do Porto – CREP), e vai instar o Governo a isentar, durante um ano, o pagamento de portagens nesta via.
Assembleia Municipal do Porto aprovou uma proposta de recomendação ao Governo para que coloque portagens para pesados na Via de Cintura Interna (VCI), de modo a retirar o tráfego e reduzir o congestionamento na via.
As medidas foram aprovadas, na noite desta segunda-feira, na Assembleia Municipal, e resultam de uma moção apresentada pelo movimento “Aqui Há Porto!”. Na prática, o tráfego de camiões passaria a ser desviado da VCI, que é gratuita, para a A41 que é paga e atravessa municípios como Matosinhos, Maia, Valongo ou Vila Nova de Gaia.
O município portuense vai igualmente recomendar ao Governo que promova, durante um ano, a isenção de portagens na A41, entre os nós da A1 e A4, e que faça a monitorização do impacto ambiental, financeiro, social, na sinistralidade e no tráfego desta medida. Este foi um dos pontos da Assembleia Municipal proposto pela coligação de comunistas com verdes que foi aprovado por unanimidade.