PORTO. Assembleia Municipal aprova portagens para pesados na VCI

MOBILIDADE. A VCI “quando entra em colapso causa uma verdadeira trombose na cidade”, afirmou o autarca Rui Moreira. Como alternativa à VCI, o município propõe desviar os camiões para a A41 (Circular Regional Externa do Porto – CREP), e vai instar o Governo a isentar, durante um ano, o pagamento de portagens nesta via.

Assembleia Municipal do Porto aprovou uma proposta de recomendação ao Governo para que coloque portagens para pesados na Via de Cintura Interna (VCI), de modo a retirar o tráfego e reduzir o congestionamento na via.

As medidas foram aprovadas, na noite desta segunda-feira, na Assembleia Municipal, e resultam de uma moção apresentada pelo movimento “Aqui Há Porto!”. Na prática, o tráfego de camiões passaria a ser desviado da VCI, que é gratuita, para a A41 que é paga e atravessa municípios como Matosinhos, Maia, Valongo ou Vila Nova de Gaia.

O município portuense vai igualmente recomendar ao Governo que promova, durante um ano, a isenção de portagens na A41, entre os nós da A1 e A4, e que faça a monitorização do impacto ambiental, financeiro, social, na sinistralidade e no tráfego desta medida. Este foi um dos pontos da Assembleia Municipal proposto pela coligação de comunistas com verdes que foi aprovado por unanimidade.

António Orlando

Next Post

Amarante. Cantoneiro ferido gravemente por trator

Ter Jan 23 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.