Resende. Degustar as falachas em Dia de S. Brás

TRADIÇÃO. Hoje é dia de S. Brás em Cimo de Resende. A tradição continua a cumprir-se com passeios até à Capelinha para adorar o santo, protetor dos males da garganta, e degustar as falachas.

Desde tempos imemoriais que neste dia grupos de forasteiros do concelho e da região juntam-se em torno da Capela consagrada a São Brás, situada em Cimo de Resende.

Capela de S. Brás em Cimo de Resende

Muitos trazem os seus farnéis de casa, outros preferem ali confecionar o almoço: acendem as fogueiras e colocam ao lume as panelas de ferro onde não faltam os enchidos (chouriço e salpicão), a carne de porco salgada, e as batatas e grelos, tradição da época, tudo acompanhado com o bom vinho da região.

Panelas de ferro ao lume fazem a cozedura dos enchidos (chouriço e salpicão), carne de porco salgada, feijão, batatas e grelos

Às 15 horas, e depois do repasto, é chegada a hora da missa. No fim da cerimónia religiosa, compram-se as tradicionais falachas, doce típico desta festa, vendidas durante o dia pelas “falacheiras” que ainda subsistem no concelho.

Falachas, doce típico da festa de S. Brás

As falachas de S. Brás, tão conhecidas na região, são feitas de castanhas secas durante o inverno, ao calor e ao fumo da lareira. Depois de moídas, a farinha é amassada, embrulhada em folhas secas de castanheiros e vai ao forno de lenha. O resultado são bolinhas achatadas de cor negra, de sabor adocicado que muita gente aprecia.

Ao cair da noite os foliões regressam a casa com o desejo de voltar no ano seguinte para repetir o convívio e a festa.

A devoção a S. Brás é também celebrada em Baião, no cimo da Serra da Aboboreira.

António Orlando

Next Post

Ciência. Falta de monitorização da diversidade genética, alerta docente da FCUP

Sáb Fev 3 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.