“Senhor Batatinha”, o amarantino das praias do Porto e Matosinhos morreu aos 82 anos

ÓBITO. José Alves Leocádio tinha 82 anos. O funeral do vendedor ambulante será nesta sexta-feira

Há cerca de 70 anos que todos aqueles que iam às praias da Foz do Douro e de Matosinhos ouviam a famosa frase: “Olha a batatinha frita”. A expressão tornou-se sinónimo daqueles areais, muito graças a José Alves Leocádio.

O Senhor Batatinha, como passou a ser conhecido, morreu nesta terça-feira, 12 de março, aos 82 anos. O funeral vai realizar-se na sexta-feira, 15, dia pelas 10 horas, na Igreja Matriz de Guifões, em Matosinhos.

José Alves Leocádio nasceu na aldeia de Santiago de Figueiró, em Amarante, e mudou-se para o Porto quando tinha oito anos. Aos 12, já era vendedor ambulante de caramelos. Depois começou a vender batatas fritas à inglesa (que podiam ser pedidas com ou sem pimenta) pelas praias do Porto e de Matosinhos — ou castanhas assadas na Rotunda da Anémona, no inverno, sempre munido da sua buzina e do pregão: “Olha a batatinha frita”.

Outro fator característico era a indumentária do Sr Leocádio: vestia-se sempre de branco e usava boina da mesma cor na cabeça.

António Orlando

Next Post

Disparidades sexuais e de género na dor, investigação

Qua Mar 13 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.