Rali Terras d´Aboboreira na cidade e na serra

DESPORTO. Rali Terras D´Aboboreira percorre classificativas espalhadas pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses

O Rali Terras d ´Aboboreira está de regresso nos dias 26 e 27 de abril, para aquela que será a 3ª etapa do Campeonato Portugal de Ralis (CPR).

Tal como o nome da prova indica, e à semelhança das anteriores edições, a competição será disputada em classificativas espalhadas pela serra da Aboboreira que une os três concelhos do Baixo Tâmega (Amarante, Baião e Marco de Canaveses) mas também vai à cidade com a Super Especial “Amarante Natureza Criativa” (2,00 km), que, na noite do dia 26, decorrerá no centro da cidade amarantina. O resto da classificativas será disputada em pisos de terra serranos.

Na cerimónia de apresentação, que decorreu em Baião, marcaram presença, além de pilotos, responsáveis por toda a logística e organização, autarcas em representação dos três municípios que apoiam a prova e amantes da modalidade desportiva.

O presidente Clube Automóvel de Amarante (CAA), António Jorge, começou por fazer uma homenagem ao antigo campeão de ralis, Joaquim Santos, falecido na passada segunda-feira, revelando, de seguida, a estrutura da prova, terceira etapa do Campeonato de Portugal de Ralis, desenhada no território de natureza pura.

Entre as inovações a nível de promoção da prova que é organizada pelo CAA, há a assinalar três iniciativas que a organização promete “anunciar em breve”, bem como a atribuição do Prémio MCoutinho, ao vencedor do maior número de classificativas, e do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso ao vencedor da SE2 “Amarante Natureza Criativa”.

Na tarde de sexta-feira, dia 26 de abril, e depois do Qualifying da manhã, no troço localizado em Vila Boa de Quires, “Marco Rios de Emoção” (3,47 km), a prova inicia-se com a “Especial” de “Baião Vida Natural” (16,93 km), e à noite, a partir das 21 horas, a jornada encerra com a disputa da tal Super Especial “Amarante Natureza Criativa” (2,00 km), na cidade que também é de Pascoaes.

No sábado, dia 27, estão previstas duas passagens por Amarante (22,54 km) e Aboboreira (16,14), que será a Power Stage, e uma por Baião (11,37 km) completam o traçado de classificativas em piso de terra que totaliza 107,66 km ao cronómetro.

O Rali Terras d’Aboboreira, primeira prova do FIA-ERT, integra, além do calendário do CPR, o campeonato 2RM (duas rodas motrizes), Júnior, Clássicos, Clássicos 2RM, Promo, Masters e Challenge R5.

Já o autarca anfitrião, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, agradeceu à organização o trabalho que tem desenvolvido, “elevando o patamar de notoriedade do Rali, projetando a região ao nível nacional e internacional”, e destacou as medidas de sustentabilidade adotadas para redução da pegada ecológica, em linha com as opções do território, nomeadamente de Baião, município certificado como “Destino Turístico Sustentável”, distinção que tem vindo a revalidar, “o que atesta o cumprimento dos rigorosos parâmetros exigidos pela entidade certificadora”, ressalvou.

A este propósito, salientou também o Prémio de Mérito que foi atribuído ao Clube Automóvel de Amarante, no final da época de 2023 pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting – FPAK, pelo seu contributo à Sustentabilidade Ambiental implementado no decurso do Rali Terras d’Aboboreira.

Para esta edição, de acordo com a organização, serão reforçadas as medidas de sustentabilidade, incidindo em oito áreas distintas: ruído, resíduos, água e energia, combustíveis e proteção do solo, higiene e limpeza, sensibilização e compensação de carbono.

Antes da cerimónia de apresentação, foi realizada uma ação de plantação de árvores na Serra da Aboboreira.

O autarca baionense destacou ainda a parceria entre os três municípios, como um “bom exemplo de união em benefício da promoção do território e, por essa via, no sentido da melhoria da vida das populações,” sublinhou.

Este ano a estrutura do Rali Terras D’Aboboreira foi reformulada na sua totalidade. Nenhuma das cinco classificativas é igual à versão de 2023. Temos procurado, todos os anos, dar o melhor que cada município tem ao Rali Terras D’Aboboreira. A Sustentabilidade Ambiental voltará a estar no centro das nossas atenções. Esperamos, naturalmente, uma excelente lista de inscritos, pois aos melhores pilotos portugueses a vários estrangeiros que competem no WRC e vêm preparar a sua participação na prova portuguesa.

António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante

PROGRAMA/HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (26 abril)

  • Free Practice – Vila Boa de Quires (3,47 km)            08:00/09:00
  • Qualifying – Vila Boa de Quires (3,47 km)                09:30/10:00
  • Shakedown – Vila Boa de Quires (3,47 km)              10:30/12:00
  • Partida (Baião)                                                          16:50

PEC 1 – Baião Vida Natural (16,93 km)                            17:20

  • Reagrupamento (Parque Ribeirinho de Amarante)  18:50/20:30

PEC 2 – Amarante Natureza Criativa (2,00 km)               21:00

  • Parque de Assistência (Metalocardoso)                   21:15/22:00
  • Parque Fechado (Metalocardoso)                            22:05

SÁBADO (27 abril)

  • Partida (Metalocardoso)                                            08:25
  • Assistência (Metalocardoso)                                      08:25/08:40

PEC 3 – Amarante 1 (22,54 km)                                         09:25

PEC 4 – Baião 1 (11,37 km)                                                10:45

  • Assistência (Metalocardoso)                                      12:00/13:30

PEC 5 – Amarante 2                                                           14:15

PEC 6 – Aboboreira 1 (16,14 km)                                        15:15

  • Reagrupamento (Metalocardoso)                              16:20/17:30

PEC 7 – Aboboreira 2 – POWER STAGE                             18:10

  • Final (Rotunda António Lago Cerqueira – Amarante) 19:10

António Orlando

Next Post

“A Floresta é a minha escola” é nome de concurso lançado pela Câmara de Amarante

Dom Mar 24 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.