Baião promove-se na Festa da Reconquista de Vigo

PROMOÇÃO. No quadro da estratégia de divulgação e internacionalização do território junto de mercados de proximidade”, o Município de Baião vai participar na Festa da Reconquista de Vigo. Iniciativa realiza-se de 5 a 7 de abril, num fim de semana em que o centro histórico da cidade Galega regressa ao século XIX.

Esta ação vai decorrer ao longo do fim de semana no “Casco Velho” de Vigo, com divulgação do território e da cultura.

A atividade integra-se no trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido com o Centro Cultural de Camões em Vigo, sendo o mercado da Galiza, um dos locais privilegiados “para a promoção do nosso território”, explica fonte do município de Baião.

A Reconquista de Vigo está classificada como de Interesse Turístico Nacional, e celebra o dia (28 de março de 1809) em que um levantamento popular conseguiu expulsar os franceses e fez com que Vigo fosse a primeira localidade da Europa a conseguir expulsar o exército de Napoleão de uma praça conquistada. A recompensa chegou um ano depois, Fernando VII outorgou a Vigo o título de cidade “fiel, leal e corajosa”.

Desde então, Vigo celebra anualmente a sua Reconquista. A zona histórica transforma-se num enorme mercado do século XIX ao ar livre, no qual em qualquer esquina se encontra franceses a lutar contra vigueses e pessoas mascaradas de soldados, pescadores e camponeses. As ruas enfeitadas ao estilo da época convidam a uma verdadeira viagem ao passado, e promovem um salutar e divertido convívio inter-geracional.

Este é um mercado que tem particular interesse para a promoção dos nossos produtos, pela proximidade e pelas relações históricas que unem os dois territórios. Temos vindo a promover contatos em que se torna evidente a empatia e abertura no sentido de um cada vez mais profundo estreitamento de laços a vários níveis, e temos, quer de um lado quer de outro, todo o interesse nesse reforço de cooperação com benefícios para o tecido económico, mas também para outras áreas, em ambos os territórios.

José Lima, responsável pelos Assuntos Económicos da Câmara de Baião

PROMOVER O TERRITÓRIO COM O MELHOR DE BAIÃO:

  • Promoção de Produtos Locais: vinhos, mel, fumeiro, biscoito da Teixeira, bengalas de Gestaçô;
  • Promoção de Eventos, designadamente a Revolução Grisalha e o Festival do Anho Assado com Arroz do Forno;
  • Promoção da Cultura com participação dos “Arribamonte”, um projeto artístico de Recriação de Música Histórica

Next Post

Balcão Único do Prédio chega a Resende

Qui Abr 4 , 2024
TERRITÓRIO. BUPi Resende resulta de uma […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.