FUTEBOL. Terminou a primeira fase do Campeonato de Portugal. Terminada a primeira fase do Campeonato de Portugal (CdP) foram confirmados os emblemas que vão lutar pela subida à Liga 3 e quais os emblemas que, na próxima temporada, estão de regresso aos distritais.

Na derradeira jornada da Série B, o líder Amarante FC foi a Oliveira do Douro vencer por 0/1 enquanto que a AD Marco09 derrotou o Rebordosa AC por 2/1. Os marcuenses terminaram o campeonato na 4ª posição da geral, a cinco pontos dos lugares de apuramento para a fase de subida. O Atlético de Vila Meã, já despromovido aos distritais, voltou a perder em casa, desta vez, com o Gondomar por 0/1.

O Amarante e São João de Ver já haviam carimbado os dois primeiros lugares e consequente presença na fase de subida, onde irão medir forças com o Limianos e o Pevidém da Série A. Na Série C, União de Santarém e Lusitânia dos Açores e na Série D, Vitória Setúbal FC e Moncarapachense, são os clubes, a sul, que vão lutar pela subida à Liga 3.

Refira-se esta Série B chegou à última jornada com tudo praticamente decidido. Apenas o Florgrade se poderia vir a safar de uma eventual despromoção, mas a vitória em casa do emblema rival (S. João de Ver) não serviu para sonhar com a manutenção. Assim o Flograde juntou-se ao Atlético de Vila Meã, (último classificado), Oliveira do Douro, Valadares Gaia e ACDR Lamelas na descida aos distritais.
| Campeonato de Portugal | Série B |
| RESULTADOS | JORNADA 26 |
AD Marco 09 2-1 Rebordosa AC
Vitória SC B 0-2 USC Paredes
Oliv. Douro 0-1 Amarante FC
SC Salgueiros 6-1 Valadares Gaia
Vila Meã Vila Meã 0-1 Gondomar SC
ACDR Lamelas 1-1 Beira-Mar
S. João Ver 0-1 Florgrade FC
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 FC Amarante FC 59 Pontos
2 S. João Ver 45
3 SC Gondomar SC 43
4 AD Marco 09
5 AC Rebordosa AC 36
6 USC Paredes 35
7 SC Salgueiros 35
8 Vitória SC B 34
9 Beira-Mar 34
10 Florgrade FC 33
11 Oliv. Douro 26
12 Valadares Gaia 24
13 ACDR Lamelas 24
14 Atl. Vila Meã 22
Na Série A, o SC Vila Real safou-se da despromoção com um golo diante do Tirsense – candidato à fase de subida até à última jornada – com um golo marcado seis minutos para lá do tempo regulamentar, relegando o CDC Montalegre para a descida.
Na Série C os lugares reservados à fase de subida ainda tiveram emoção, apesar da UD Santarém já ter posição garantida antes da jornada. A luta entre Lusitânia dos Açores e Marinhense mostrou-se acesa até final, mas o emblema açoriano selou o segundo lugar, mesmo com a vitória esclarecedora da equipa de Leiria.
A Série D reservou o regresso do Vitória (Setúbal) FC à luta pela subida, em conjunto com o Moncarapachense. No entanto, a zona de despromoção foi sofrendo várias alterações ao longo dos 90 minutos dos últimos jogos, mas, no final, Juventude de Évora e Vasco da Gama Vidigueira não conseguiram manter-se no Campeonato de Portugal.