Amarante vai ter Bienal de Artes Performativas

CULTURA. I Edição da Bienal de Artes Performativas de Amarante (BapAmarante) acontece em junho. Os espetáculos e atividades da BapAmarante são gratuitos, sendo que alguns implicarão inscrição.

A I Edição da Bienal de Artes Performativas de Amarante – BapAmarante a ter lugar entre 7 e 16 de junho deste ano via decorrer na cidade de Amarante, na vila de Vila Meã e na freguesia de Travanca,

A iniciativa organizada pela Sekoia – Artes Performativas, “pretende relacionar a arte com a educação e o pensamento. Congregando uma programação de espetáculos, oficinas com a comunidade e espaços de reflexão, a Bienal propõe-se a ser uma celebração da arte ao vivo e um espaço de convergência artística que transcende fronteiras”.

Em destaque na programação, a estreia absoluta de Amanhã de Ontem de Gustavo Ciríaco, uma reflexão sobre as artes performativas e os processos de cognição humana que explora as diferentes camadas da nossa aprendizagem do mundo.

Em estreia nacional, Mutter de Bernardo San Rafael, uma instalação e performance de dança que explora a distância social e as tensões culturais e políticas nas relações humanas contemporâneas.

O programa do evento inclui ainda: Aqui enquanto caminhamos de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger, uma caminhada performativa pela cidade de Amarante, e NuMeio – Bailão de Filipa Francisco, uma obra que reflete sobre o amor, os desencontros e o quotidiano através do fado e da música.

Além dos espetáculos, a Bienal oferecerá atividades complementares como oficinas artísticas, debates, e mostras de projetos artísticos em desenvolvimento, promovendo um ambiente de aprendizagem, reflexão e imersão artística.

No plano das conversas, a apresentação do livro Práticas Artísticas, Participação e Política de Hugo Cruz e um debate sobre a importância da Bienal no contexto da região, BAPAMARANTE, Porquê?.

No campo dos workshops, a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros trabalhará com um grupo de pessoas seniores em Adiar o Fim. A mesma artista vai ainda partilhar com o público o processo de criação para a sua nova criação, Cafézinho, onde explora a relação com a vida, a depressão, o envelhecimento e o futuro.

No mesmo plano, o coreógrafo brasileiro Renan Martins falará Guerrilla, peça onde investiga a possibilidade da dança como espaço de rememorização, para celebrar o trabalho do compositor minimalista, queer e negro, Julius Eastman.

BAPAMARANTE
7 e 16 de junho . Amarante . Vila Meã . Travanca

  • 7 e 8 junho . 19:00 . Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
    Mutter, de Bernardo San Rafael
    Espetáculo . Dança
    Acesso livre
  • 8 e 9 de junho . vários horários . centro de Amarante
    Aqui Enquanto Caminhamos, de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger
    Caminhada . Performance
    Acesso livre com inscrição
  • 8 e 9 de junho . CineTeatro Raimundo Magalhães
    Adiar o Fim, Workshop com Gaya de Medeiros
    Serviço Educativo . Workshop
    Acesso livre
  • 9 e 10 de junho . 19:00 . Avenida General Silveira
    Amanhãs de Ontem, de Gustavo Ciríaco
    Espetáculo . Teatro
    Acesso livre
  • 14 de junho . 14:30 . CCA – Centro Cultural de Amarante
    Cafezinho, de Gaya de Medeiros
    Mostra do processo de criação
    Acesso livre
  • 14 de junho . 14:30 . CCA – Centro Cultural de Amarante
    Guerrilla, Renan Martins
    Mostra do processo de criação
    Acesso livre
  • 14 de junho . 14:15 . CCA – Centro Cultural de Amarante
    Apresentação Práticas Artísticas, Participação e Política, de Hugo Cruz
    Conversa . Apresentação de livro
    Acesso livre
  • 14 de junho . 16:00 . CCA – Centro Cultural de Amarante
    BAPAMARANTE, PORQUÊ? c/ moderação de Hugo Cruz e participação de Ana Rocha, José Lopes Gonçalves e vários convidados
    Conversa
    Acesso livre
  • 16 de junho . 17:00 . Mosteiro de Travanca
    NuMeio – Bailão de Filipa Francisco
    Espetáculo . Dança . Música
    Acesso livre

António Orlando

Next Post

Amarante começou a cobrar taxa turística

Qui Abr 11 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.