HABITAÇÃO. Arranca esta semana a construção de um edifício residencial, com 61 habitações, na cidade do Marco de Canaveses, no âmbito da estratégia local de habitação (ELH) deste concelho do distrito do Porto.
O investimento ascende a 5,7 milhões de euros, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Paralelamente serão, ainda, construídas outras sete novas novas casas em virtude da readaptação de dois edifícios escolares (antigos jardins de infância, encerrados no âmbito da carta educativa do município), por 510 mil euros.
No primeiro caso, já foi assinada a consignação da empreitada para a construção de habitação coletiva junto à variante da cidade, em terreno municipal com 1.444 metros quadrados. Neste conjunto habitacional, composto por quatro blocos de cinco pisos, irão nascer 61 habitações: 46 de tipologia T2; 15 de tipologia T3. O prazo de execução é de 24 meses.
No segundo caso, foi adjudicada pelo Executivo Municipal a readaptação de “mais dois edifícios escolares para sete habitações, por 510 mil euros”. As empreitadas terão um prazo de execução de nove meses, após a consignação da obra. As intervenções vão ser feitas nos antigos jardins de Infância do Casal e de Laurentim, ambos na freguesia de Sande e São Lourenço do Douro.
As habitações “destinam-se a famílias com casos sociais extremos, mas também para outras de classe média, cujo rendimento não lhes permite suportar uma renda aos preços atuais”, garante a autarca local, Cristina Vieira.
A atribuição das habitações, segundo a autarca, será feita ao abrigo do Regulamento do Parque Habitacional do Município, que “estipula claramente os critérios” daquilo que é considerada “grave carência habitacional” e que define a classificação dos candidatos “de acordo com a lei, os rendimentos e as características dos agregados familiares que se candidatarem”.
Ainda no que respeita à ELH do Marco de Canaveses, estão a decorrer outras empreitadas de adaptação de quatro edifícios escolares para 13 habitações no Regime de Arrendamento Apoiado: três de tipologia T3, cinco de tipologia T2 e cinco de tipologia T1.