CULTURA. De 13 a 16 de maio, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, sob o tema “O Museu e Eu” vão decorrer Oficinas Criativas desenvolvidas por artistas convidados.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, o Município de Amarante irá promover ao longo de uma semana, diferentes iniciativas para assinalar a efeméride.
A iniciativa, “O Museu e Eu” vai decorrer em Oficinas Criativas desenvolvidas por artistas convidados, e destina-se aos alunos do 4º ano de escolaridade das escolas do concelho amarantino.
A 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, os participantes da iniciativa SAB’Arte são convidados a realizar um workshop de Arquitetura e Desenho que tem como palco dois dos mais emblemáticos edifícios da cidade, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e o Solar dos Magalhães.
Ao longo deste dia, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, os intervenientes vão “mergulhar” no universo da arquitetura e do desenho, explorando e interpretando o património urbano da cidade de Amarante de uma forma única e enriquecedora, numa experiência completa e imersiva.
O workshop está dividido em duas sessões: a da manhã para observação e desenho no Claustro do Museu e a da tarde destinadas ao Solar dos Magalhães. A atividade destina-se a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, e tem um custo de cinco euros. As inscrições estão disponíveis em forms.cm-amarante.pt.
Nesse mesmo dia, entre as 21h00 e as 00h00, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso convida a comunidade amarantina para comemorar a Noite dos Museus. Os participantes vão poder experienciar três Oficinas Criativas (Cadavre-Exquis – Pintura, pintando com a tesoura – Colagem e Desenhos com Luz – Fotografia) e desenvolver uma relação mais próxima entre o saber e a cultura.
A sessão é dinamizada por diferentes artistas e a participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória em forms.cm-amrante.pt.