AMBIENTE. Águas do Norte Implementa Sistema de Telegestão nos sistemas de saneamento do rio Ovelha e de Vila Meã, no Município de Amarante
A Águas do Norte, entidade responsável pela gestão do abastecimento de água e saneamento de águas residuais no Norte de Portugal, anunciou a modernização e eficiência da gestão das águas residuais dos subsistemas de saneamento de águas residuais do rio Ovelha e de Vila Meã, no município de Amarante.
A anunciada melhoria foi alcançada com a implementação de um sistema de telegestão, integrando duas Estações de Tratamento de Águas Residuais e nove Estações Elevatórias.
“A adoção do sistema de telegestão representa um passo crucial no aperfeiçoamento da monitorização e controlo das variáveis operacionais em toda a rede de águas residuais em alta, possibilitando uma gestão mais ágil e eficiente. A capacidade de supervisão remota, e em tempo real, oferecida por este sistema, permite uma resposta imediata a eventos e falhas, maximizando a eficiência operacional e minimizando custos”, garante a Águas do Norte.
Este investimento no sistema de telegestão “contribui para a sustentabilidade ambiental ao otimizar o uso dos recursos hídricos”, acrescenta a concessionária.