LAZER. Festival da Cereja de Resende realiza-se no centro da vila durienses. As atividades no Festival serão como as cerejas, “umas atrás das outras”
O concelho de Resende espera receber visitantes de todo o país para o Festival da Cereja que começa neste sábado, dia 1 de junho, prosseguindo a 2, 8, 9 e no feriado do 10 de junho. A autarquia desafiou os produtores locais a vender as cerejas a preços especiais.
Além das cerejas, os visitantes são ainda desafiados com outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces). Na Festival da Cereja de Resende há ainda lugar garantido para a exposição/venda de artesanato local e as tradicionais Cavacas de Resende. O certame, como já é habitual, terá animação de rua e animação infantil para os mais pequenos.
À noite haverá espetáculos musicais com os seguintes grupos: “Sirilanka” (1 de junho), “Arkadia” (8 de junho) e Banda Projeto (9 de junho).
O cortejo “Marcha das Cerejas” abrilhantará as ruas de vila de Resende, no domingo, dia 2 de junho, a partir das 15 horas, com carros alegóricos e a participação de cerca de 500 marchantes, que vão apresentar marchas populares alegres e coloridas, representando as 11 freguesias do concelho.
Após o desfile, está prometido o espetáculo infantil “Rudy Show – Um Planeta de Sonhos”, no Jardim Municipal 25 de abril, que pretende celebrar o Dia da Criança.
Os preparativos para a realização do Festival da Cereja de Resende estão na fase final. Assim, em jeito de convite, a autarquia de Resende fala em “aproveitar estes fins de semana para fazer uma viagem em família por uma das mais belas paisagens da margem sul do rio Douro, a poucos quilómetros da cidade do Porto, pode ser o pretexto ideal para ir ao encontro do mais apreciado fruto desta época: a Cereja de Resende acompanhada de muita animação e diversão”.
FESTIVAL COM HISTÓRIA
Com mais de 20 anos de história, a 1.ª edição do Festival da Cereja, realizou-se no dia 19 de maio de 2002, com milhares de pessoas a acorrerem a Resende para participar nesta grande festa, que mobilizou toda a população para este evento, marcando um novo ciclo promocional do concelho e do seu produto de excelência. Com um grande sucesso desde a sua primeira edição, o Festival da Cereja afirmou-se no país como o maior evento dedicado a este precioso fruto.
Recorde-se que é na zona ribeirinha do Douro, em Resende, que se colhem as primeiras cerejas de toda a Europa, que conseguem chegar ao mercado duas a três semanas antes em relação às cerejas produzidas nas restantes regiões de Portugal.
“Os consumidores de todo o País aguardam com grande expetativa a chegada das cerejas de Resende ao mercado, pois são conhecidas pelo seu maravilhoso aspeto, com uma epiderme vermelha bem pronunciada, pela crocância e, principalmente, pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio, que permite a maturação precoce deste fruto que é o ex-libris do concelho”, argumenta a organização do festival.