Avenida 25 de Abril fecha para obras

OBRAS. Empreitada vai requalificar o arruamento, numa das entradas de acesso ao núcleo central da cidade do Marco de Canaveses.  

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses anunciou, esta segunda-feira, o início das obras de requalificação da Avenida 25 de Abril, 2ª fase. A empreitada, que terá um custo de 254 mil euros, deve estar concluída no final do corrente ano (seis meses). O empreiteiro, ao assinar o auto consignação, comprometeu-se a arrancar com as obras  na próxima segunda-feira e concluí-las, “se possível, antes dos seis meses” previstos no caderno de encargos.

A intervenção compreende a extensão daquela avenida entre a rua da Tapadinha e a rotunda com a avenida Manuel Pereira Soares. A empreitada, no dizer de  Cristina Vieira, autarca local, irá prolongar a intervenção que já foi feita na 1ª fase, aquando da requalificação da adjacente Avenida Dr. Carlos Mota Pinto. “Terá o mesmo perfil de arruamento, com duas duas faixas com piso de betuminoso, substituindo os atuais cubos de granito”, e vai valorizar as áreas pedonais, “com áreas verdes e passeios em cubos”. Na ocasião, serão ainda “renovadas as infraestruturas” de água e iluminação públicas. 

A autarca anunciou ainda uma 3ª fase de obras, a iniciar dentro de meio ano, que compreende a construção e requalificação de passeios “do lado da avenida Manuel Pereira Soares, na zona do coração da escada”.  

Na cerimónia protocolar da assinatura do contrato de empreitada, a presidente da Câmara do Marco, aproveitou para anunciar, “para brevemente”, a abertura do Concurso do Projeto de remodelação da rua Dr Álvaro Gomes Vieira, via que liga o cemitério municipal ao lugar da Pontinha. Para aí estão destinados  1,2 milhão de euros, para repavimentar a cubos a rua, substituir a sinalização, promover o alargamento da via e a construção de muros de suporte. O concurso irá prever também a instalação e substituição das redes de drenagem de águas pluviais, instalação de coletores e sumidouros, abastecimento de água pública e substituição das infraestruturas existentes.  Contrariamente ao que era esperado pela população que vive ao longo deste arruamento, sobranceiro ao rio Ovelha, não serão instaladas condutas de saneamento, nem colocados passeios.  

 Ainda no rol das promessas de obras  “para brevemente” , a autarca prometeu avançar com a reabilitação da Zona Industrial do Marco através de um projeto no valor de 2,5 milhões de euros, “que será executado por fases”, por um lado e por outro, com a realização de empreitadas de água e saneamento em diversas freguesias do concelho “num investimento que ultrapassa os 2 milhões de euros”.

António Orlando

Next Post

Ivan Lins cabeça de cartaz da programação de junho no Cineteatro de Amarante

Ter Jun 4 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.