IGREJA. As paróquias de Amarante (S. Gonçalo, S. Veríssimo, Madalena e Cepelos) acolheram, ao longo de cinco dias, a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.
Com a presença da Cruz Peregrina da JMJ na Igreja de S. Gonçalo, que ao longo do mês de junho percorrerá as paróquias da Vigararia de Amarante, “a comunidade uniu-se com a dinamização de alguns momentos celebrativos, revisitando o tempo, vivendo o momento, interiorizando a missão da JMJ”, explica fonte da paróquia.
Com a presença da réplica da Cruz Peregrina em S. Gonçalo, ao longo dos vários dias, realizou-se uma celebração de acolhimento, com a partilha de testemunhos de famílias acolhimento e jovens que da comunidade participaram na JMJ de Lisboa.
Na sexta-feira, com a participação e encenação do Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, recriou-se a Via Sacra da JMJ, em Lisboa.
No sábado, com a participação do Grupo de Jovens “Os Gonçalinhos”, proporcionou-se um momento de interiorização com a Oração Taizé.
No domingo, dia dedicado à comunidade na dinamização de um momento de Ação de Graças nas Eucaristias, com realce para a Festa do Envio do 10 ano da catequese. O derradeiro dia culminou com a entrega da Cruz, transportada por um clássico carro dos Bombeiros Voluntários de Amarante, aos jovens da paróquia vizinha de Fregim.