ROMARIA. As festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião, decorrem este ano entre os dias 11 e 16 de Julho.
Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular.
Ao longo dos últimos anos, as festa têm obtido uma maior participação de público, sendo atualmente um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos do norte do país, tendo atraído nas últimas edições mais de 500 mil visitantes, segundo a organização.
Em 2024, a animação está a cargo de vários artistas, como Cais Sodré Funk Connection, Paulo de Carvalho e a Banda de Freamunde (Semana Cultural), Expensive Soul, Tiago Bettencourt, Dillaz, Ana Moura, Moullinex, Rui Vargas e Nuno Lopes em destaque.
Mas a animação das Sebastianas vai muito além da música. A “Noite de Bombos“, uma arruada livre com mais de 1.500 foliões a tocar bombo, é uma das mais fortes e com uma tradição de 20 anos. O fogo-de-artifício e piromusical é uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”. A Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, com 15 andores, estende-se ao longo de um traçado de mais de 2km pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores (desperdícios da indústria de mobiliário da região). Não haveria Sebastianas sem a Marcha Alegórica – este ano sob o tema “Liberdade” – com diversos momentos de animação como escolas de samba, grupos de bombos, animação circense e carros alegóricos, estes últimos produzidos nas oficinas das Sebastianas por voluntários que dedicam o seu tempo e arte em prol da comunidade, outro dos momentos altos das Sebastianas.
A programação das Sebastianas inclui o PUTRICA, Festival de Arte Pública da cidade de Freamunde, que tem como principal objetivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O projeto, com mais de 10 anos, tem como propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos.
O Curador do Festival é o Freamundense Frederico Draw, que todos os anos convida artistas de renome nacional e internacional para participar no evento. Em 2024, aceitaram o convite Alma, Andrarte, Draw, Dub, Glam, Fedor, Godmess, Malibu Ninjas, Mesk, Pedro Podre, Quê, The Caver, Third, Thunders, Virus e Trip.
As Sebastianas são sempre antecedidas da Semana Cultural que, em 2024, realiza-se entre os dias 5 e 10 de Julho com várias atividades e concertos realizados por associações culturais da cidade, mas não não só.
Todos os espetáculos são gratuitos.